Interativo

Você lembra dos momentos marcantes do Rock in Rio?

Lucas Zacari

12 de setembro de 2024(atualizado 12/09/2024 às 17h07)

Edição de 2024 é a décima do festival no Brasil, que teve início em 1985. Evento contará com dia exclusivo de artistas mulheres e de música brasileira

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil - 30.08.2022Público no Rock in Rio de 2022. Várias pessoas em frente a um painel escrito "Rock in Rio" em vermelho

Público no Rock in Rio de 2022

A décima edição brasileira do Rock in Rio começa nesta sexta-feira (13), na Cidade do Rock, na zona oeste do Rio de Janeiro. O evento teve início em 1985 e também já passou por Lisboa, em Portugal, Madri, na Espanha, e Las Vegas, nos Estados Unidos. 

12,3 milhões

de pessoas participaram das edições nacionais e internacionais do Rock in Rio desde 1985, segundo o festival

As edições do Rock in Rio costumam ser marcadas por momentos memoráveis. Em 2024, por exemplo, o festival vai ter o Dia Delas, em 20 de setembro, que conta com apresentações de artistas mulheres, e o Dia Brasil, apenas com artistas nacionais, em 21 de setembro. O evento acontece dos dias 13 a 15, e de 19 a 22 de setembro.

Neste quiz, o Nexo testa seus conhecimentos sobre nove momentos marcantes das edições brasileiras do Rock in Rio ao longo da história.

1

Na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, a plateia fez um coro uníssono com Freddie Mercury para cantar uma das músicas mais conhecidas do Queen. Qual foi a música? 

Resposta:

Até hoje, o show do Queen na edição de 1985 é uma das principais performances da história do Rock in Rio. Em “Love of My Life”, apresentado somente com voz e violão, Freddie Mercury regeu a plateia, que cantou sozinha a primeira parte da canção. 

 

Esse show teve tamanha importância para a banda que esteve presente em “Bohemian Rhapsody” (2018), cinebiografia que conta a história do Queen e de Freddie Mercury.

2

Em 1991, o Maracanã recebeu o Rock in Rio e, em uma das apresentações, registrou o maior público pagante da história de um show de rock até então, com 198 mil pessoas. Qual foi a banda responsável por bater o recorde?

Resposta:

A banda norueguesa A-ha se apresentou na oitava de nove datas do Rock in Rio de 1991, em 26 de janeiro, e foi a responsável por bater o recorde, de acordo com o Guinness World Records. Mesmo com o sucesso de “Take on Me”, música lançada seis anos antes, o conjunto não foi considerado como a atração principal do dia, mas sim os britânicos do Happy Mondays. 

 

Em uma entrevista dada à revista britânica Music Week em 2009, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen afirmaram que se sentiram ignorados pela mídia brasileira e internacional durante o festival, mesmo com o recorde. O A-ha voltou ao Rock in Rio em 2015

3

Uma das últimas apresentações de Cássia Eller foi no Rock in Rio de 2001, sendo um dos shows mais celebrados daquela edição. Além de clássicos como “Malandragem” e “Segundo sol”, a cantora fez covers de duas bandas internacionais. Quais foram as músicas?

Resposta:

Os covers internacionais ficaram reservados para o final da performance de Cássia Eller. Em “Come Together”, a cantora levantou a blusa e mostrou os seios, uma das cenas mais icônicas da história do festival. “Smell Like Teen Spirit” fechou a apresentação e foi a primeira com seu filho Chico, à época com sete anos. 

 

 

Dave Grohl, baterista do Nirvana que iria se apresentar com o Foo Fighters naquela data, disse que aquela tinha sido a melhor versão que ele já tinha escutado da canção. Em dezembro de 2001, Cássia Eller morreu em decorrência de um infarto. A gravadora MZA Music disponibilizou, em março de 2024, a gravação do show inteiro da cantora no YouTube. 

4

Também na edição de 2001, um artista brasileiro recebeu uma chuva de copos de água e de garrafas ao se aproximar do público. Quem foi o alvo da irritação do público?

Resposta:

Carlinhos Brown se apresentou no Palco Mundo na mesma data em que Oasis e Guns N’ Roses, com fãs de rock na plateia. Em um dia de muito calor, o cantor pediu para que os caminhões-pipa parassem de jogar água no público, alegando que isso estava dispersando a plateia. Em seguida, ao passar pela passarela entre os espectadores, começou a ser vaiado e atingido por dezenas de copos e garrafas d’água. 

 

 

Em 2021, Brown disse ao jornal Folha de S.Paulo que entendia os ataques como um ato preconceituoso. “E o cancelamento talvez seja a síntese [daquele episódio]. E dentro do cancelamento tem tudo. Tem racismo, preconceito contra o gênero, contra a música”, afirmou. O cantor volta ao Palco Mundo, principal espaço do Rock in Rio no Brasil, pela primeira vez desde o show de 2001. 

5

Além dos grandes hits, o show de Beyoncé na edição de 2013 ficou marcada pela apresentação de um funk que fazia grande sucesso entre o público à época. Qual era?

Resposta:

Com a turnê “The Mrs. Carter Show – World Tour”, Beyoncé fez sua única apresentação no Rock in Rio até o momento, sendo a atração principal da primeira noite do festival. Ela encerrou o show com a música “Passinho do volante”, lançada no ano anterior. 

Conhecida pelo refrão “Ah lelek lek lek”, a cantora dançou parte do refrão da música, para delírio dos fãs. Beyoncé ainda tentou fazer um “quadradinho”, movimento conhecido do funk carioca.

6

Em 2015, o Rock in Rio completou 30 anos e trouxe bandas e artistas que se destacaram nas edições anteriores. O Queen foi o conjunto mais aguardado, com um novo cantor para substituir Freddie Mercury, morto em 1991. Quem foi?

Resposta:

O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, integrantes da formação original do Queen, voltaram ao Rock in Rio acompanhados de Adam Lambert. Desde 2011, o vocalista substitui Freddie Mercury, que morreu de broncopneumonia em decorrência da Aids em 1991. Lambert foi finalista do reality show musical American Idol, em 2009, apresentando “Bohemian Rhapsody” nas audições do programa. 

 

Adam Lambert se apresentando com o Queen, no Rock in Rio de 2015. Um homem está com um microfone na mão, em um palco. Atrás dele, um telão com um homem de cabelos brancos

Adam Lambert se apresentando com o Queen, no Rock in Rio de 2015

 

Assim como na primeira apresentação, em 1985, um dos momentos mais marcantes do show aconteceu em “Love of My Life”. Dessa vez, May regeu sozinho o público, com um vídeo de Freddie Mercury no primeiro Rock in Rio aparecendo ao final da música. 

7

Após duas apresentações frustrantes no Rock in Rio, o Guns N’ Roses voltou ao festival em 2017 para uma apresentação icônica. O que fez a apresentação ter tamanha repercussão?

Resposta:

A volta do guitarrista Slash e do baixista Duff McKagan, dois dos integrantes clássicos do Guns N’ Roses ao Rock in Rio, repetindo a performance de 1991, foi um dos grandes atrativos para o público. A banda havia se apresentado no festival em 2001 e 2011, apenas com Axl Rose da primeira formação, mas os shows foram muito criticados

 

A apresentação de 2017 durou mais de três horas e contou com os principais hits da banda, como “Welcome to the Jungle” e “Sweet Child of Mine”, e os brasileiros puderam ver os icônicos solos de Slash novamente no festival. O Guns N’ Roses voltou ao Rock in Rio em 2022, sendo um dos conjuntos que mais se apresentaram no festival, com cinco shows. 

8

A primeira vez que um show de funk aconteceu no Palco Mundo brasileiro, principal espaço de apresentações do Rock in Rio, foi em 2019. Quem foi a responsável por essa estreia?

Resposta:

Depois de se apresentar no Palco Mundo do Rock in Rio em Lisboa, em 2018, Anitta voltou ao festival no ano seguinte, apesar de desavenças entre a cantora e a organização do evento. No show na Cidade do Rock, ela cantou e dançou hits como “Show das poderosas” e “Vai malandra”, além de fazer homenagens à sua origem no funk, como à produtora Furacão 2000. 

 

Anitta se apresentando no Rock in Rio de 2019. Três mulheres estão com braços para o alto. Elas usam roupas coloridas

Anitta se apresentando no Rock in Rio de 2019

 

Anitta ainda se apresentou em mais uma edição portuguesa do festival, em 2022. Após a edição brasileira do mesmo ano, a cantora publicou nas redes sociais que nunca mais se apresentaria no Rock in Rio. Segundo ela, o evento trata os artistas estrangeiros com muito mais atenção do que os brasileiros.

9

Considerando as edições no Brasil e no exterior do Rock in Rio, uma brasileira é a recordista de shows na história do festival, com 17 apresentações. Quem é a artista?

Resposta:

Ivete Sangalo já se apresentou nove vezes no Rock in Rio Lisboa, cinco no Rio de Janeiro, duas em Madri e uma em Las Vegas. Dentre os momentos marcantes da cantora nas edições brasileiras do festival, está o anúncio de que ela estava grávida de gêmeas, em 2017. 

 

Ivete Sangalo se apresentando no Rock in Rio de 2019. Uma mulher, com roupa branca com um raio amarelo. Ela está num palco com luzes azuis

Ivete Sangalo se apresentando no Rock in Rio de 2019

 

Na mais recente edição do Rock in Rio, em 2022, Ivete trouxe seu filho Marcelo para tocar percussão. O momento mais emocionante entre mãe e filho foi na música “Quando a chuva passar”, em que ele tocou piano pela primeira vez em público. A cantora está confirmada na edição de 2024, com apresentações nos dias 20 e 21 de setembro. 

RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS PARA VER SEU RESULTADO FINAL.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas