Quem foi Júlio Barroso. E os anos 1980 no pop brasileiro
Guilherme Falcão e Camilo Rocha
26 de abril de 2019(atualizado 28/12/2023 às 23h19)Conheça a trajetória e o legado do jornalista, músico, DJ, poeta e líder da banda Gang 90
Temas
Compartilhe
Esta edição do Escuta, podcast de música doNexo, conta a história de uma figura fundamental para a cena pop brasileira nos anos 1980: Júlio Barroso (1953-1984).
Do passado hippie em Brasília passando pelos anos em Nova York e a vida entre São Paulo Rio de Janeiro, sua trajetória é marcada pela incessante pesquisa de sonoridades. Com seu trabalho, trouxe para o contexto cultural brasileiro algumas das ideias que conheceu no exterior, em um momento de abertura política, no final da ditadura militar. Foi o criador da Gang 90 e as Absurdettes, banda que praticamente inaugurou a new wave no Brasil, abrindo caminho para bandas de rock nacional na década de 1980. Uniu irreverência e sexualidade nas letras com ritmos importados do pós punk inglês e norte americano.
Esta edição conta a participação da vocalista e tecladistaTaciana Barros, que trouxe de volta a Gang 90, e o jornalistaAntônio Carlos Miguel, parceiro de Barroso na revista Música do Planeta Terra. Participam também a poetaNatalia Barros e o jornalistaRicardo Alexandre.
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
Dicas
Long Strange Trip – Documentário sobre o Grateful Dead (Trailer)
Músicas do programa
Gang 90 e as Absurdettes – Telefone
Gang 90 e as Absurdettes – Nosso Louco Amor
Gang 90 e as Absurdettes – Perdidos na Selva
Gang 90 e as Absurdettes – Convite ao Prazer
Gang 90 e as Absurdettes – Jack Kerouac
Gang 90 e as Absurdettes – Noite e Dia
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas