Política armada: os militares no poder e a ameaça golpista
Da Redação
21 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h42)Forças Armadas ganharam protagonismo político inédito pós-democratização. Interferiram em disputas políticas. Aderiram à candidatura de um ex-capitão do Exército. E ocuparam espaço na máquina pública
Temas
Compartilhe
Do histórico golpista das Forças Armadas brasileiras, passando pela associação com a extrema direita bolsonarista, até a chancela dos ataques ao sistema eleitoral, o episódio 9 da minissérie “Uma crise chamada Brasil”, do podcast “Politiquês”, mostra como os militares atuam na política nacional.
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
São entrevistados neste episódio (por ordem de aparição): Christian Lynch , historiador e professor do Iesp-Uerj, Nelson Jobim , ex-deputado constituinte, ex-ministro da Justiça e da Defesa, ex-ministro do Supremo e do TSE, Natalia Viana , jornalista, Anaís Medeiros Passos , cientista política e professora da UFSC, Octavio Amorim Neto , cientista político e professor da FGV-Rio, e Carlos Alberto dos Santos Cruz , general da reserva e ex-ministro da Secretaria de Governo.
A nova temporada do “Politiquês” com a minissérie “Uma crise chamada Brasil” tem roteiro, produção e coordenação-geral de Conrado Corsalette , edição, produção e reportagem de Malu Delgado , produção e checagem de Beatriz Gatti , edição de áudio de Roberto Soares , direção de arte de Rafaela Ranzani , coordenação de marketing e distribuição de Kito Franceschi , supervisão de Letícia Arcoverde , coordenação de relações institucionais de Marina Menezes e direção-geral de Paula Miraglia . Com apoio de Instituto Betty e Jacob Lafer e IRIS – International Resource for Impact and Storytelling.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas