A queda inédita na produção científica brasileira
Aline Pellegrini
24 de julho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h03)Número de artigos publicados por instituições do país caiu 7,4% em 2022, número comparável ao da Ucrânia, que está em guerra. Pesquisadores apontam cortes de investimentos como motivo
Temas
Compartilhe
A produção científica brasileira caiu 7,4% em 2022 e tem a pior taxa entre os 51 países presentes em um levantamento da Agência Bori e da editora Elsevier publicado nesta segunda-feira (24). Esse foi o primeiro ano em que o número de pesquisas publicadas no Brasil foi menor do que o verificado no ano anterior desde o início da tabulação desses dados em 1996. O Durma com Essa fala sobre o estudo, os anos de desmonte na ciência brasileira e como ela aparece na política brasileira atualmente.O episódio tem também participações de Valentina Candido , que apresenta uma ilha do Pacífico que virou laboratório ecológico, e de Marcelo Montanini , que fala do resultado das eleições espanholas.
Assine o Nexo e apoie o jornalismo independente e de qualidade. Desconto especial para quem ouve o Durma com Essa.
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)
Edição de áudio Pedro Pastoriz
ESTAVA ERRADO: Luiz Inácio Lula da Silva é chamado de ex-presidente do Brasil em determinado trecho do episódio. Na verdade, ele era o presidente do país quando o podcast foi gravado. O áudio foi corrigido às 16h30 de 25 de julho de 2023.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas