Reportagem

O espaço público no século 21: o que querem ativistas e urbanistas

Camilo Rocha

19 de novembro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 08h03)

A pauta do direito à cidade é cada vez mais presente nas disputas urbanas; ONU incluiu tema em documento oficial

Temas

Compartilhe

Karachi, Paquistão

Na maior cidade do Paquistão, com população de cerca de 16 milhões de habitantes, a violência faz parte do cotidiano dos moradores. Ela geralmente acontece sob a forma de roubos e assaltos, mas também não é anormal que venha de ações terroristas ou atentados políticos. Para o grupo ativista I Am Karachi (Eu sou Karachi), os muros da cidade se tornaram parte do problema, pois são com frequência usados para mensagens de ódio e slogans políticos.

Para os ativistas, o clima de medo gerado pelas diversas expressões da violência inibe o uso dos espaços públicos, fomenta intolerância e polarização e prejudica “o tecido cultural e a coesão social”. O grupo procura reativar áreas públicas da cidade através da promoção de atividades sociais e culturais  Entre elas, está o projeto “Walls of Peace”, em que o grupo substitui o conteúdo agressivo de 100 muros por mensagens de “paz, tolerância e diversidade”. A ideia é contribuir para a criação de “espaços públicos renovados e seguros”.

Durban, África do Sul

Traduzido para o português, o nome Abahlali baseMjondolo (AbM) revela um significado simples e direto: “moradores de barracos”. O movimento começou em 2005 em Durban, terceira maior cidade da África do Sul, com uma intenção bem específica: protestar contra a venda para um empresário de um lote de terra que havia sido prometido aos locais para construção de habitações. Com a perspectiva de sair de seus barracos frustrada, populares bloquearam a principal via de acesso da comunidade, a Kennedy Road.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas