Tribuna

Randolfe Rodrigues

O pior presidente da história do Brasil

26 de junho de 2020

Temas

Compartilhe

Jair Bolsonaro ficará conhecido pela mortandade causada pelo novo coronavírus e por ter transformado o Palácio do Planalto em uma fábrica de mentiras
O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

O Brasil já teve 37 presidentes da República, das mais diversas correntes políticas, e que podem ser considerados, em sua maioria, muito ruins. São raras as exceções e isso em muito se deve às falhas do nosso sistema político, que carece de reparos.

Entretanto, com menos de dois anos de mandato, Jair Bolsonaro já faz jus ao título de pior presidente da nossa história, além de pior presidente do mundo durante a pandemia , segundo o jornal americano The Washington Post.

Não são poucos os motivos que tornam Bolsonaro o pior governante da história do Brasil. Afinal, desde que foi eleito para o cargo mais importante da nação, Bolsonaro simplesmente não governa. Preferiu, em vez disso, delegar suas funções e responsabilidades a terceiros.

Podemos citar o exemplo do denominado “superministério da Economia”, que passou a cuidar de todas as áreas de finanças, planejamento, trabalho e Previdência Social. A pasta foi entregue a um representante do mercado com o pretexto de modernizar a economia.

Desde então, a política implementada por Paulo Guedes, o ministro da Economia de Bolsonaro, extinguiu direitos trabalhistas e previdenciários, notadamente dos mais pobres. Resultado: temos hoje mais de 13 milhões de desempregados.

Randolfe Rodrigues

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas