Como desenhar uma política pública num país desigual
Marcelo Roubicek
28 de setembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h52)O ‘Nexo’ conversou com o economista e sociólogo Marcelo Medeiros sobre como funciona o processo de elaboração de projetos públicos no Brasil
Temas
Compartilhe
Pessoas fazem fila para sacar o auxílio emergencial no Rio de Janeiro
Jair Bolsonaro anunciou em 15 de setembro de 2020 que desistiu de lançar o Renda Brasil , encerrando a discussão sobre o programa pelo menos até o fim do atual mandato. O presidente ainda ameaçou um “cartão vermelho” a membros da equipe econômica comandada pelo ministro Paulo Guedes, por sugerirem cortar benefícios ou congelar aposentadorias como forma de abrir espaço para o Renda Brasil no Orçamento de 2021 .
O Renda Brasil foi concebido por Guedes como o sucessor do auxílio emergencial e substituto do Bolsa Família. O benefício articulado pelo Congresso no início da pandemia do novo coronavírus tornou-se a principal política de apoio do governo à população de baixa renda no momento de uma das piores crises da história do país. O auxílio também tomou dimensões ainda maiores: ajudou a “ segurar ” a queda do PIB (Produto Interno Bruto) e foi o principal fator impulsionador da popularidade do presidente na pandemia.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas