Entrevista

‘O colonialismo é ainda uma experiência do tempo que vivemos’

Cesar Gaglioni

20 de setembro de 2023(atualizado 27/04/2024 às 19h37)

Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2021, o tanzaniano Abdulrazak Gurnah relança ‘Paraíso’ no Brasil. Ele conversou com o ‘Nexo’ sobre os temas abordados em seus livros e o processo de escrita

Temas

Compartilhe

FOTO: HENRY NICHOLS/REUTERS

O escritor Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021

O escritor Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura 2021

Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2021, o escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah relança no Brasil o livro “Paraíso”, pela editora Companhia das Letras.

Ele se tornou o primeiro escritor da Tanzânia a vencer o Nobel e o segundo negro africano premiado — o nigeriano Wole Soyinka foi o primeiro eleito pela Academia Sueca, em 1986. Desde então, além de Gurnah, só duas pessoas negras haviam ganhado o Nobel de Literatura, a americana Toni Morrison (1993) e o poeta caribenho Derek Walcott (1992), nascido na ilha de Santa Lúcia.

“Paraíso”, uma de suas obras mais importantes, é ambientado na ilha de Zanzibar, Tanzânia, durante o período colonial e pós-colonial, a narrativa aborda questões como o colonialismo, a exploração, o exílio e a identidade cultural. Através da história de personagens como Yusuf, um jovem trabalhador rural, e a misteriosa Eva, uma mulher europeia, o autor tece uma trama que revela as consequências profundas e duradouras da dominação colonial. Segundo o jornal inglês The Guardian, “Paraíso” é uma reflexão profunda sobre a interseção entre culturas e a busca por identidade em um mundo marcado por desigualdades e conflitos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas