Marcélia Cartaxo: ‘Eu estava fresquinha assim como Macabéa’
Lucas Zacari
10 de maio de 2024(atualizado 10/05/2024 às 19h24)Primeira atriz brasileira a ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim fala ao ‘Nexo’ sobre a restauração e o relançamento de ‘A hora da estrela’ nos cinemas
Cena de “A hora da estrela”, de 1985
O filme “A hora da estrela”, adaptação de 1985 do livro homônimo de Clarice Lispector, será relançado nos cinemas em 16 de maio. A trama acompanha a história de Macabéa, uma mulher nordestina de 19 anos recém-chegada à cidade de São Paulo para construir sua vida. Dirigido pela cineasta Suzana Amaral, o longa foi escolhido como representante brasileiro no Oscar de 1986.
O relançamento faz parte da Sessão Vitrine Petrobras, um projeto que busca distribuir e democratizar o cinema brasileiro em salas comerciais. O filme foi restaurado digitalmente em 4K a partir das gravações originais de áudio e vídeo e estará disponível em 20 cidades brasileiras.
A adaptação também marcou a estreia da paraibana Marcélia Cartaxo no cinema. Aos 21 anos, a atriz conquistou o Urso de Prata do Festival de Berlim de 1986 por sua interpretação como Macabéa. Ela foi a primeira brasileira a vencer o prêmio. “Eu estava fresquinha assim como Macabéa”, disse Cartaxo ao Nexo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas