Como começar a ler Clarice Lispector
Naiara Albuquerque
20 de agosto de 2016(atualizado 28/12/2023 às 23h19)Especialistas e escritores debatem sobre a obra da escritora de ‘A Paixão segundo GH’, ‘A hora da Estrela’ e ‘Perto do coração Selvagem’ e dão dicas para os iniciantes se aventurarem em seus livros
Escritora e jornalista, Clarice Lispector se debruçava sobre a construção de sua interioridade por meio das palavras e evitava a delimitação e definição de sua obra em qualquer categoria. Naturalizada brasileira, nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia e depois se mudou para Pernambuco com sua família. “A Paixão segundo GH”, “A Hora da Estrela”, “Perto do Coração Selvagem”, “Laços de Família” e “Água Viva” estão entre suas principais obras.
Conversamos com especialistas e escritores que falaram do estilo de Clarice e debateram sobre a ideia de “literatura feminina”. Confira os depoimentos e as dicas deClarisse Fukelman, professora no departamento de Comunicação social da PUC RIO; Nádia Gotlib, professora de literatura brasileira da USP e do Programa de pós graduação da USP em estudos comparados de língua portuguesa; o professor de Língua Portuguesa da Faculdade Cásper Líbero e crítico literário,Welington Andrade; o escritor e crítico literário que escreveu na “orelha” de muitos livros de Clarice Lispector,José Castello; a ensaísta e professora do departamento de teoria literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp,Vilma Arêas e a escritora e jornalista Cíntia Moscovich. Ouça:
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
ESTAVA ERRADO: Na primeira versão deste podcast, o nome do escritor argentino Jorge Luis Borges foi dito de maneira errada. O áudio foi corrigido às 13h10 do dia 23 de agosto.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas