Quem vai ser prefeito? O quadro das capitais pelas regiões do Brasil
Da Redação
13 de setembro de 2024(atualizado 13/09/2024 às 20h56)Disputas têm união inusitada entre PT e PL, candidatos que colam imagem em Lula ou Bolsonaro e também ‘isentões’. Confira como está a corrida pelo comando dessas 26 cidades a menos de um mês da votação
Mapa do Brasil com destaque para as capitais dos estados
Como estão as pesquisas nas 26 capitais do Brasil onde os eleitores vão às urnas em 6 de outubro? Quais são os padrinhos políticos dos candidatos? Quem busca reeleição?
De segunda (9) a sexta (13), o Nexo publicou textos com o quadro das capitais a partir de um recorte regional. Eles estão reunidos agora neste material especial.
Das sete capitais do Norte do país, quatro têm candidatos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro como favoritos.
Comunidade de Educandos, em Manaus
A região também sofre influência da família Barbalho, assim como um prefeito candidato à reeleição que prefere ser “isentão”, fugindo da disputa entre bolsonaristas e lulistas.
As nove capitais do Nordeste concentram cenários diversos, como o candidato que trocou Lula por Bolsonaro, uma disputa que tem PT e PL unidos e uma cidade onde as mulheres dominam o protagonismo da sucessão.
Imagem noturna da Igreja de Santo Antônio, em Salvador
A região também tem prefeito pop que busca a reeleição já pensando em ser governador e divisão entre os irmãos Ciro e Cid Gomes.
A partir do protagonismo do agronegócio e do sertanejo, o Centro-Oeste ganhou espaço econômico e cultural no país. A região tem forte apelo bolsonarista.
Vista da cidade de Campo Grande
Mas apenas um candidato apoiado diretamente por Bolsonaro pontua na liderança das pesquisas entre as três capitais da região.
A região mais populosa do país vê o clima antissistema inaugurado no Brasil após as manifestações de junho de 2013 ainda vivo, desta vez em versões que apostam no tumulto.
Consumidores fazem compras na 25 de Março, no centro de São Paulo
O Sudeste também tem capitais onde quem faz sucesso é o político raiz, aquele que vive da política, já foi alvo de escândalos e depois deu a volta por cima eleitoralmente.
Das três cidades do Sul, Bolsonaro apoia dois favoritos. O terceiro favorito, apesar de não ter oficialmente o ex-presidente como padrinho, é um aliado.
Região central de Florianópolis
Em uma das capitais, a direita é desafiada por duas mulheres de esquerda.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas