Explicado

Depressão: do estigma ao transtorno de grandes proporções

Laura Capelhuchnik

03 de agosto de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h27)

Cerca de 4% da população mundial sofre da condição, que por muito tempo foi pouco discutida. Entenda todos os aspectos que envolvem a questão

Neste texto:

  • O QUE é depressão

Temas

Compartilhe

Uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgada em 2017 mostrou que cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão , algo que corresponde a 4,4% da população global. O transtorno pode levar a uma série de outras enfermidades e nos casos mais graves estimular o suicídio, causa da morte de cerca de 800 mil pessoas todo ano no mundo.

Considerado um dos problemas de saúde mental mais comuns, a depressão traz consigo o estigma que associa seus sintomas à inadequação social ou à falta de força de vontade. Por muito tempo, foi pouco discutida. Agora é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e raramente está longe das notícias.

O QUE é depressão

A Classificação Internacional de Doenças, mantida pela OMS, define a depressão como um transtorno, e não como uma doença. Isso quer dizer que ela é mais associada a um desarranjo ou distúrbio que afeta a mente e o corpo, com causas intrínsecas à pessoa. Já doenças se definem por sinais e sintomas característicos, e são mais associadas a causas externas, como vírus ou bactérias.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas