Expresso

O que faz um socialista na eleição presidencial americana

João Paulo Charleaux

23 de outubro de 2015(atualizado 28/12/2023 às 01h22)

Bernie Sanders se destaca na corrida à Casa Branca defendendo ideias que não costumam frequentar os debates políticos dos Estados Unidos. Entenda o discurso deste senador que disputa a vaga de candidato à presidência entre os democratas

Temas

Compartilhe

FOTO: MARK KAUZLARICH/REUTERS

Sanders em Iowa

Sanders discursa em Des Moines, no Iowa

Os EUA, Meca do liberalismo econômico, estão cada vez mais interessados em debater o socialismo. Nos últimos dias, os holofotes da eleição americana deixaram de lado o esvoaçante pré-candidato republicano Donald Trump por um instante e passaram a jogar luz sobre um inusitado concorrente democrata chamado Bernie Sanders, o “socialista” – ele mesmo se apresenta assim –, que pretende substituir Barack Obama na Casa Branca em 2017.

Sanders, de 74 anos, é senador pelo Estado de Vermont – o segundo menos populoso dos EUA e o quinto menor em extensão territorial, conhecido mais pela produção do dulcíssimo xarope de maple do que pelo seu papel nos rumos da política americana. Antes do Senado, Sanders representou Vermont por 16 anos na Câmara, como deputado independente. Agora, ele pretende presidir a maior economia capitalista do mundo, importando o modelo de bem-estar social dos países escandinavos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas