Rio decreta ‘estado de calamidade’. O que é isso
João Paulo Charleaux e José Roberto Castro
17 de junho de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h59)A 49 dias da Olimpíada, governador interino diz que o Estado quebrou. Medida blinda governo contra processos e afrouxa regras para gastos públicos
Temas
Compartilhe
Construção da arena olímpica do vôlei de praia em Copacabana, no Rio
O governador interino Francisco Dornelles decretou “estado de calamidade” no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17), faltando 49 dias para o início da Olimpíada. No decreto, ele diz que a crise econômica impede o Estado de “honrar com os seus compromissos para a realização dos Jogos”.
Dornelles alerta ainda para o risco de “total colapso” da segurança pública no Rio, além das áreas de saúde, educação, mobilidade e meio ambiente. O decreto autoriza a tomada de “medidas excepcionais” por parte das autoridades daqui em diante e anuncia que o decreto será acompanhado de atos normativos nos próximos dias.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas