Expresso

Quem foi Kenneth Arrow, o mais jovem ganhador do prêmio Nobel de Economia

Bárbara Libório

26 de fevereiro de 2017(atualizado 28/12/2023 às 01h33)

Autor de numerosas contribuições que influenciaram gerações de economistas faleceu aos 95 anos

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Kenneth Arrow, o mais jovem vencedor do prêmio Nobel de Economia

Kenneth Arrow, vencedor do prêmio Nobel de Economia

O economista Kenneth Arrow, morto na última terça-feira (21), tinha 51 anos quando ganhou o prêmio Nobel de Economia em 1972. Foi ele quem, a partir do trabalho do economista britânico Sir John Hicks, traduziu para modelos matemáticos a famosa teoria da “mão invisível do mercado”, de Adam Smith (1723-1790).

O chamado modelo de equilíbrio geral explica o comportamento da oferta, da demanda e dos preços em uma economia constituída por vários mercados que interagem entre si. Foi também Arrow quem estendeu o modelo e definiu condições para que o livre mercado levasse a uma configuração eficiente da economia. Por essa contribuição o economista ganhou o Nobel.

No entanto, Arrow desenvolveu várias outras teorias que influenciaram a ciência econômica e o trabalho de seus colegas. Entre elas o Teorema da Impossibilidade. Num campo totalmente diferente daquele do modelo de equilíbrio geral, o da escolha social, Arrow estudou qual sistema de votação poderia ser usado em uma democracia para agregar as preferências dos eleitores de forma a atender critérios de consistência e eficiência. A partir de um modelo matemático simples e elegante, o economista provou que, quando há três ou mais alternativas a serem votadas, a existência de um sistema de votação que atenda a esses critérios é impossível. Esta foi sua tese de doutorado.

Além de seus trabalhos no lado teórico da economia, Arrow estudou temas práticos e fez importantes contribuições em assuntos variados, de seguros de saúde a aquecimento global.

Em 1963, com a análise de que compradores e vendedores não compartilham do mesmo nível de conhecimento (assimetria de informação), Arrow apontou os impactos que isso gera no setor de saúde suplementar. De um lado, o beneficiário tem conhecimento sobre seu próprio estado de saúde e não o revela a operadora, o que pode onerá-la; de outro, o médico é responsável por decisões as quais o paciente nem sempre tem controle, o que gera um risco moral.

O economista estudou também, em 1962, como a aquisição de conhecimento ou aprendizado era produto da experiência, e de que forma o aumento de produtividade da economia poderia advir ou derivar da experiência adquirida na profissão ou na elaboração de um determinado produto ou processo. O chamado ” learn by doing” foi posteriormente incorporado a modelos econômicos de crescimento endógeno.

Kenneth Arrow foi ainda professor de cinco ganhadores do prêmio Nobel em economia: Eric Maskin, John Harsanyi, Michael Spence, Roger Myerson e Joseph Stiglitz.

O que dizem sobre ele

Lawrence Summers

Ex-secretário do Tesouro americano e ex-reitor de Harvard

Paul A. Samuelson

O primeiro americano a ganhar o Prêmio Nobel de Ciência Econômica

Robert M. Solow

Vencedor do Prêmio Nobel de Ciência Econômica

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas