Expresso

Por que Elon Musk lançou um automóvel no espaço sideral

Camilo Rocha

08 de fevereiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 01h56)

SpaceX, a empresa espacial do bilionário sul-africano, pretende levar humanos a Marte, mas precisa antes se viabilizar comercialmente

Ao som de David Bowie, um carro conversível com um manequim ao volante orbitou ao redor do planeta Terra em 6 de fevereiro de 2018. Enviado ao espaço pelo foguete Falcon Heavy, o inusitado toque midiático foi a coroação de um marco na corrida espacial recente, protagonizada por empresas privadas.

“Aparentemente, tem um carro em órbita em volta da Terra”, tuitou o executivo Elon Musk, presidente da SpaceX, empresa responsável pelo lançamento do Falcon Heavy, e também da Tesla Motors, fabricante do automóvel em questão.

O Falcon Heavy é hoje o foguete mais poderoso da Terra. Na comparação histórica, só perde para o Saturn V, responsável por levar os astronautas à Lua na década de 1960.

Depois de se desvencilhar do automóvel e dos três foguetes de propulsão, o foguete principal seguiu em direção a Marte. Há uma pequena chance de ele se espatifar no solo do planeta vermelho, mas a probabilidade maior é de rumar pelo espaço infinito. Enquanto isso, o carro ficará rotacionando em torno do Sol. Dois dos foguetes de apoio retornaram com precisão à base de Cabo Canaveral, na Flórida.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas