Regimes tributários: como funciona o Simples Nacional
Jose Roberto Castro
21 de dezembro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 02h20)Economistas da equipe de transição do governo Bolsonaro defendem fim de programa de simplificação tributária que beneficia empresas menores e gera custos para o governo
Temas
Compartilhe
Foram arrecadados R$ 2 trilhões em impostos em 2015
O governo eleito de Jair Bolsonaro estuda alterações no sistema tributário brasileiro. Ainda durante a campanha, causou muita polêmica a ideia do economista Paulo Guedes de instituir uma alíquota única para a tributação dos lucros das empresas. A equipe de transição também tem recebido sugestões e discute propostas de simplificação por meio de um imposto único sobre o consumo, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
Recentemente, dois integrantes da equipe de transição de Bolsonaro escreveram um estudo avaliando o fim do Simples, uma modalidade de tributação para empresas pequenas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo , que publicou a informação, Adolfo Sachsida e Alexandre Ywata, que também são pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), defendem o fim desse tipo de tributação para que a cobrança possa ser, de fato, simplificada.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas