Expresso

Como os estados se mexem para mudar suas Previdências

Marcelo Roubicek

26 de dezembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h33)

Dez unidades federativas já aprovaram mudanças em seus sistemas previdenciários e outras oito já discutem propostas. Enquanto a PEC Paralela não é aprovada em Brasília, projetos estaduais não são homogêneos

Temas

Compartilhe

O Senado aprovou a reforma da Previdência em 22 de outubro de 2019, pondo fim a uma tramitação que durou cerca de sete meses no Congresso. As mudanças ao sistema previdenciário brasileiro foram promulgadas e passaram a valer em 12 de novembro.

As alterações presentes no texto abrangem trabalhadores do setor privado e servidores públicos federais. Os funcionários públicos dos estados e municípios foram retirados da reforma em junho , quando o projeto ainda estava na Câmara dos Deputados.

Mesmo após a exclusão do texto principal, a mudança dos sistemas previdenciários estaduais e municipais permaneceu em discussão em Brasília. No início de setembro, o Senado apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como PEC Paralela. Ela faz a inclusão dos estados e municípios nos termos da nova Previdência.

Mas antes mesmo da conclusão da aprovação da PEC Paralela pelo Congresso, vários estados já se anteciparam e apresentaram propostas para reformas nas aposentadorias de servidores locais. Alguns até aprovaram mudanças ainda em 2019.

O que mudou na Previdência federal

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas