Expresso

Quais os formatos da curva de recuperação econômica

Marcelo Roubicek

09 de agosto de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h44)

Paulo Guedes faz referência ao logotipo da Nike para projetar trajetória da economia brasileira. Discussão entre economistas faz alusão às letras V, U, W, L e Z

FOTO: THOMAS PETER/REUTERS – 02.MAR.2020

Homem veste terno e carrega uma sacola ao passar em frente a loja da Nike. No rosto, ele veste uma máscara cirúrgica. Atrás dele, há uma parede branca com o logotipo da marca, o famoso "swoosh"

Homem passa em frente a loja da Nike em Pequim, na China

A pandemia do novo coronavírus alterou os hábitos de boa parte da população. Ficar em casa, usar máscara e higienizar compras são algumas das ações que não faziam parte da rotina pré-pandêmica, mas que se tornaram algo comum. A mudança de hábito passou também pela expansão do vocabulário . Expressões antes raras ou simplesmente inexistentes entraram no léxico cotidiano: “isolamento social”, “achatamento da curva” e “quarentena” viraram “o novo normal”.

Entre economistas, não foi diferente. Em uma área dominada por um linguajar técnico – o famoso “economês”, idioma próprio da profissão –, alguns jargões ganharam destaque e passaram a ser repetidos exaustivamente. Talvez nenhum deles tenha sido reproduzido tantas vezes em 2020 quanto a “recuperação em V”.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas