O apoio do PT a Baleia Rossi na eleição da Câmara, em 2 análises
Guilherme Henrique
05 de janeiro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 22h53)Após votação apertada, bancada do partido aderiu à candidatura de deputado do MDB. Ao ‘Nexo’ cientistas políticos comentam a decisão de se unir a grupo formado por parlamentares que apoiaram impeachment de Dilma em 2016
A bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para a presidência da Casa que acontece no início de fevereiro. A definição foi anunciada na noite de segunda-feira (4) após reunião virtual entre parlamentares da sigla.
O PT tem a maior bancada da Câmara , com 54 deputados. O apoio do maior partido de esquerda do país é visto como crucial no grupo de Rossi, cuja candidatura foi articulada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara. Maia não pode disputar um novo mandato.
A outra principal candidatura pelo comando da Câmara é a de Arthur Lira (PP-AL) , líder do bloco do centrão , grupo de partidos de centro e centro-direita que atualmente forma a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro. O centrão tem histórico de fisiologismo , votando a favor de projetos de interesse do Palácio do Planalto em troca de cargos na máquina estatal e emendas parlamentares, independentemente do governo. Lira é considerado o candidato governista.
A definição do PT como favorável ao emedebista foi apertada. Entre os 52 deputados, 27 votaram a favor de Rossi e 23 foram contrários, defensores de uma candidatura própria. Houve ainda uma abstenção – Zé Neto (BA) – e uma ausência – Vander Loubet (MS). Apesar do resultado exíguo, lideranças petistas garantem a adesão em bloco a Rossi . Como o voto na eleição é secreto, traições podem acontecer, a despeito dos apoios anunciados .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas