Os projetos sobre povos tradicionais que andam na Câmara
Fernanda Boldrin
11 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h14)Estudo detalha a movimentação de propostas relacionadas a indígenas e quilombolas na Casa. O ‘Nexo’ ouviu especialistas e ativistas sobre a atuação dos deputados nessa frente
Temas
Compartilhe
Indígenas de diferentes povos fazem protesto em Brasília em defesa da demarcação de terras
Um levantamento do Observatório do Legislativo Brasileiro destrinchou as 146 propostas de lei relacionadas a povos indígenas e quilombolas que tiveram algum andamento na Câmara dos Deputados durante a atual legislatura, iniciada em 2019. O estudo foi finalizado em junho de 2021 e mostra que essa agenda é disputada entre partidos e ideologias distintas.
Ativistas e pesquisadores afirmam que a movimentação recente dessas propostas acende um sinal de alerta. Isso porque o governo de Jair Bolsonaro, que é explicitamente contrário a medidas de proteção dos povos tradicionais, conta com o alinhamento do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). No contexto em que a pandemia dificultou mobilizações, ativistas falam que o governo tem investido em “passar a boiada” também nessa frente.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas