O apoio popular na Palestina a uma disputa armada com Israel
João Paulo Charleaux
07 de outubro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h26)Pesquisa na Faixa de Gaza e na Cisjordânia capta descrédito nas negociações diplomáticas. Solução de dois Estados também é rejeitada pela maioria dos israelenses
Temas
Compartilhe
Mulher chora em funeral de palestino morto por militares israelenses na Faixa de Gaza
O PSR (Centro Palestino de Pesquisa de Políticas, na sigla em inglês) um centro não governamental de pesquisas de opinião e análise de conjuntura, sediado em Ramallah, na Cisjordânia, publicou nesta terça-feira (5) dados de um levantamento que mostram que quase a metade da população dos territórios palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia (48%) acredita que a solução para a disputa com Israel passa necessariamente pela luta armada.
Só 28% apostam nas negociações, enquanto 18% acreditam em outras formas de resistência popular à ocupação israelense. Os autores da pesquisa consideram que o apoio popular à violência cresce na região nos períodos posteriores às ações armadas do grupo palestino Hamas e do governo de Israel, no que eles interpretam ser uma evidência de que quanto mais ações armadas, maior será o apoio popular ao conflito na região.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas