Bolsonaro e o declínio de um impeachment que nunca decolou
Fernanda Boldrin
14 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h31)País viveu picos de pressão pela abertura de processo contra presidente. Mas movimentos de oposição não alcançaram união e se dissiparam. Manifestação que estava prevista para 15 de novembro foi cancelada
Manifestantes pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro em Brasília
Na segunda semana de novembro de 2021, a Câmara dos Deputados registrava 140 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro, numa média de quase um por semana desde que o presidente assumiu o mandato em 2019. Uma pesquisa PoderData do início do mês indicou que a maioria da população defendia a abertura de um processo por crime de responsabilidade contra o presidente. Mesmo assim, os atos da oposição previstos para 15 de novembro foram cancelados .
O impeachment de Bolsonaro já mobilizou parcelas da população e agitou os bastidores de Brasília. A menos de um ano das eleições de outubro de 2022, no entanto, a chance de abertura de um processo está praticamente descartada , na medida em que o governo mostra ter uma base suficiente no Congresso, os movimentos da oposição se dissipam e a agenda dos pré-candidatos ao Palácio do Planalto se impõe.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas