Expresso

Peter Thiel: o bilionário do Vale do Silício ‘criador de reis da direita’

Cesar Gaglioni

14 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h21)

Fundador do PayPal está investido nas campanhas para eleger apoiadores de Donald Trump ao Congresso americano. Entenda como o empresário opera politicamente

FOTO: BRENDAN MCDERMID/REUTERS

O bilionário Peter Thiel em 2016

O bilionário Peter Thiel em 2016

Peter Thiel acredita que é hora de “limpar a casa” . Para o bilionário que ganhou fama internacional no início dos anos 2000 por ser um dos fundadores do PayPal, a política norte-americana precisa se endireitar. No dia 7 de fevereiro, Thiel anunciou que deixaria o conselho diretor do Facebook para focar na sua próxima missão: eleger políticos de direita – em sua maioria apoiadores vocais do ex-presidente Donald Trump – para o Congresso, nas eleições de novembro.

Thiel foi um dos maiores apoiadores financeiros da campanha que elegeu Trump para a Casa Branca. Com os Republicanos fora do Executivo até pelo menos 2024, o empresário passou a mirar o Legislativo. Sua ofensiva o levou a ser apelidado de o “criador de reis da direita” , em título dado pelo jornal The New York Times.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas