Os precedentes de resposta global a ataques entre países
Juliana Sayuri
25 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h24)EUA e União Europeia anunciam sanções contra Putin por invasão à Ucrânia, que apela à comunidade internacional por ajuda. Ataque levanta debate sobre limites da atuação externa em conflitos
Temas
Compartilhe
Soldados ucranianos em local de combate contra tropas russas na capital Kiev
A União Europeia anunciou na sexta-feira (25) restrições contra empresas, bancos e o setor de energia da Rússia. No dia anterior, os EUA investiram contra bancos e membros da elite do país governado por Vladimir Putin. “É a maior sanção econômica já vista na história”, declarou o presidente americano, Joe Biden.
As potências do Ocidente tentam ainda atingir bens no exterior de Putin e seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, mas o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, diz que isso não é suficiente .
Desde quinta-feira (24), as tropas russas avançam sobre o território ucraniano para tomar Kiev e derrubar o governo de Zelensky. Na madrugada deste sábado (26), as ruas da capital viraram campo de batalha .
O Conselho de Segurança das Nações Unidas tentou aprovar na sexta (25) uma resolução para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia, ação que elevou a tensão na Europa a níveis poucas vezes visto depois da Segunda Guerra (1939-1945). Mas o governo Putin usou seu poder de veto para barrar a iniciativa.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas