3 séries que refletem a perda de confiança com o Vale do Silício
Cesar Gaglioni
09 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h25)Contando a história de Uber, WeWork e Theranos, nova leva de produções faz retrato pouco lisonjeiro de magnatas da tecnologia e mostra a mudança no relacionamento do público com o setor
Temas
Compartilhe
Joseph Gordon-Levitt em cena de “Super Pumped”, série sobre o Uber
Se na maior parte da década de 2010, os CEOs de tecnologia foram vistos como rockstars e “líderes do futuro” , em 2022 o cenário é diferente. A confiança pública em empresas do setor está em queda – cerca de 32% da população global não confia nos principais representantes da indústria e em suas organizações, segundo a pesquisa Edelman Trust Barometer realizada em 2021 com respondentes em 28 países. Em 2020, os desconfiados eram 24%.
A relação conturbada entre usuários e empresas está refletida na cultura pop. Em 2022, três novas séries de TV americanas focam em oferecer um retrato pouco lisonjeiro – e factual – de presidentes de empresas do setor: o aplicativo de transporte Uber, o WeWork, que prometia revolucionar o trabalho com escritórios compartilhados, e a Theranos, cuja fundadora, Elizabeth Holmes , foi condenada por fraude no início de janeiro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas