Expresso

3 séries que refletem a perda de confiança com o Vale do Silício

Cesar Gaglioni

09 de março de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h25)

Contando a história de Uber, WeWork e Theranos, nova leva de produções faz retrato pouco lisonjeiro de magnatas da tecnologia e mostra a mudança no relacionamento do público com o setor

Temas

Compartilhe

FOTO: DIVULGAÇÃO

Joseph Gordon-Levitt em cena de "Super Pumped", série sobre o Uber

Joseph Gordon-Levitt em cena de “Super Pumped”, série sobre o Uber

Se na maior parte da década de 2010, os CEOs de tecnologia foram vistos como rockstars e “líderes do futuro” , em 2022 o cenário é diferente. A confiança pública em empresas do setor está em queda – cerca de 32% da população global não confia nos principais representantes da indústria e em suas organizações, segundo a pesquisa Edelman Trust Barometer realizada em 2021 com respondentes em 28 países. Em 2020, os desconfiados eram 24%.

A relação conturbada entre usuários e empresas está refletida na cultura pop. Em 2022, três novas séries de TV americanas focam em oferecer um retrato pouco lisonjeiro – e factual – de presidentes de empresas do setor: o aplicativo de transporte Uber, o WeWork, que prometia revolucionar o trabalho com escritórios compartilhados, e a Theranos, cuja fundadora, Elizabeth Holmes , foi condenada por fraude no início de janeiro.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas