Evento vai avaliar os 100 dias do governo Lula
Da Redação
08 de abril de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h21)Em encontro promovido pela organização Derrubando Muros, com apoio do ‘Nexo’, especialistas analisam o desempenho inicial do governo
Menino fazendo embaixadinha em comunidade brasileira
O debate “100 dias depois” vai reunir especialistas para analisar o início do governo Lula em diversas áreas de atuação. O evento, que é organizado pela Derrubando Muros e tem apoio do Nexo , vai acontecer nesta segunda-feira (10), às 15 horas, e será transmitido pelo canal do YouTube do jornal.
Ao todo, serão nove blocos temáticos de 12 a 15 minutos, em que um ou dois especialistas irão expor suas ideias sobre a atuação do Executivo em determinada área e, em seguida, um debatedor irá complementar, destacar e sublinhar pontos importantes apresentados. Serão abordados os seguintes temas:
Posteriormente, uma síntese das avaliações será apresentada a um representante do governo. Este é o primeiro evento de acompanhamento de políticas públicas promovido pela organização, que planeja realizar esse monitoramento semestralmente.
Fundado em 2019, o Derrubando Muros é um coletivo apartidário e diverso, formado por mais de 100 ativistas, cientistas, economistas, comunicadores, acadêmicos, empresários e políticos. A partir de reuniões e debates, o grupo formula propostas para a construção de um país mais justo, inclusivo, plural, pacífico e conciliado com o progresso mundial, em equilíbrio com o meio ambiente.
Em outubro de 2022, o Derrubando Muros apresentou um documento intitulado “Agenda Inadiável para o Brasil” ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em que exibiu ideias urgentes, essenciais e desafiadoras para o mandato. Segundo o coletivo, Lula se comprometeu com as proposições apresentadas.
O coordenador do Derrubando Muros, José Zeca Martins, afirmou que o evento é importante para verificar as ações governamentais. “É nosso dever confirmar se nossas expectativas prévias se realizaram, em que termos se realizaram e, também, em que áreas não se realizaram. Faremos isso ressaltando nossa isenção. Não hesitaremos em valorizar o que consideramos estar na direção certa, assim como em apontar erros e insuficiências.”
A tradição de atenção aos 100 primeiros dias de um governo foi herdada da política americana dos anos 1930. Nesse período, a popularidade de um presidente recém-eleito costuma ser mais alta, facilitando a aprovação de medidas no Congresso, além de definir o perfil da nova gestão e suas relações com os diferentes setores sociais.
Em 2023, a agenda econômica , a atuação perante os atos golpistas de 8 de janeiro e a crise humanitária Yanomami , a volta de programas sociais e a revogação de decretos do governo de Jair Bolsonaro foram alguns dos temas que estiveram na pauta inicial do terceiro mandato de Lula.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas