A desinformação nos Twitter Files. E a ação do Supremo no caso X
Mariana Vick
11 de abril de 2024(atualizado 12/04/2024 às 17h06)Responsável por divulgar tweets sobre relação de empresa com autoridades brasileiras admite ter publicado informação falsa. Atuação do Judiciário é acusada de excessos e falta de transparência
Temas
Compartilhe
Logo do X no topo da sede da plataforma, em São Francisco, nos Estados Unidos
A tensão entre o X (antigo Twitter) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, desde a divulgação dos Twitter Files Brazil ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (11). Michael Shellenberger, jornalista americano que havia publicado os arquivos sobre a relação da empresa com autoridades brasileiras, admitiu ter transmitido uma informação falsa. O caso repercutiu na rede social.
Usuários do X acompanham os desdobramentos dos Twitter Files desde que Elon Musk, dono da rede social, republicou as informações no sábado (6). O bilionário afirmou que iria deixar de bloquear — como manda a Justiça brasileira — perfis suspeitos de envolvimento nos ataques ao sistema eleitoral em 2022 e na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Criticadas pela ameaça de descumprimento de ordem judicial, as declarações levantaram discussões sobre possíveis excessos do Judiciário brasileiro.
Neste texto, o Nexo explica o que são os Twitter Files, quais são os problemas nos arquivos e quais discussões eles levantam sobre a atuação do Judiciário brasileiro. Mostra também quais são as avaliações sobre as decisões do Supremo ao buscar combater a desinformação nas redes e o que pode ser feito para evitar no futuro as atuais críticas feitas ao tribunal.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas