Quais os impactos sociais da seca no rio Madeira
Mariana Vick
28 de agosto de 2024(atualizado 04/09/2024 às 22h24)Nível de água em Porto Velho chega ao valor mais baixo para o mês de agosto em 57 anos. Julho também bateu recorde de baixa vazão. Situação repete crise vista em 2023, sob cenário de falta de chuvas
Temas
Compartilhe
VIsão do rio Madeira durante seca em Porto Velho (RO)
A Amazônia, que vive uma nova temporada de incêndios florestais, também passa por um período de seca severa. O rio Madeira, um dos maiores da região, tem registrado baixas históricas em áreas como a de Porto Velho, capital de Rondônia. O quadro tem afetado o acesso a água e comida na região, principalmente entre comunidades ribeirinhas.
A estiagem repete um cenário visto em 2023, quando o rio Madeira, também sob falta de chuvas, bateu recordes de baixa vazão. A previsão é que o cenário em 2024 seja similar ou mais grave que o visto no último ano. A situação desperta preocupações não só pelos impactos sociais e ambientais da seca, mas por seus efeitos econômicos.
Neste texto, o Nexo explica o que é o rio Madeira, qual é a sua importância, quanto ele secou em 2024 e o que explica esse cenário. Mostra também quais são os impactos desse quadro para a população de Porto Velho e qual tem sido a resposta do poder público.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
NAVEGUE POR TEMAS
ponto. futuro
Destaques
Navegue por temas