Expresso

Quais os impactos sociais da seca no rio Madeira

Mariana Vick

28 de agosto de 2024(atualizado 04/09/2024 às 22h24)

Nível de água em Porto Velho chega ao valor mais baixo para o mês de agosto em 57 anos. Julho também bateu recorde de baixa vazão. Situação repete crise vista em 2023, sob cenário de falta de chuvas 

FOTO: Leonardo Benassatto/Reuters - 02.ago.2023Imagem aérea mostra rio com área seca. A água é rasa e sua cor é amarronzada.

VIsão do rio Madeira durante seca em Porto Velho (RO)

A Amazônia, que vive uma nova temporada de incêndios florestais, também passa por um período de seca severa. O rio Madeira, um dos maiores da região, tem registrado baixas históricas em áreas como a de Porto Velho, capital de Rondônia. O quadro tem afetado o acesso a água e comida na região, principalmente entre comunidades ribeirinhas.

A estiagem repete um cenário visto em 2023, quando o rio Madeira, também sob falta de chuvas, bateu recordes de baixa vazão. A previsão é que o cenário em 2024 seja similar ou mais grave que o visto no último ano. A situação desperta preocupações não só pelos impactos sociais e ambientais da seca, mas por seus efeitos econômicos. 

Neste texto, o Nexo explica o que é o rio Madeira, qual é a sua importância, quanto ele secou em 2024 e o que explica esse cenário. Mostra também quais são os impactos desse quadro para a população de Porto Velho e qual tem sido a resposta do poder público. 

O que é o rio Madeira

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas