Qual o papel das prefeituras no combate a queimadas
Mariana Vick
30 de agosto de 2024(atualizado 30/08/2024 às 20h47)Amazônia, Pantanal e São Paulo enfrentam incêndios florestais em grande escala. Governos locais têm responsabilidades para prevenir e combater problema. Desafios se sobressaem em período eleitoral
Temas
Compartilhe
Incêndio em plantação de cana-de-açúcar na cidade de Dumont (SP)
Dezenas de cidades na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo têm registrado incêndios florestais de grandes proporções — sem contar as queimadas que ocorrem em outras partes do Brasil. Os governos federal e dos estados mais atingidos têm sido cobrados para combater o fogo. Mas qual é o papel das prefeituras nessas situações?
Ações de prevenção e combate ao fogo fazem parte do rol de políticas públicas ambientais criadas no Brasil. Os municípios, tanto quanto o governo federal e os estados, têm a obrigação de fazer essas medidas ocorrerem na prática. Esses governos, no entanto, enfrentam diversos desafios, que se sobressaem em desastres como os de agora.
Neste texto, o Nexo explica quais são as causas mais comuns para incêndios florestais, qual é o papel dos governos municipais no combate a eles e qual é a diferença em relação às responsabilidades dos governos estaduais e federal. Mostra também quais são os principais desafios dos municípios no combate ao fogo e como refletir sobre o tema nesta época de campanha eleitoral.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas