‘Nexo’ lança série especial sobre clima e eleições municipais
Da Redação
11 de setembro de 2024(atualizado 11/09/2024 às 16h59)Produzida com apoio do Instituto Talanoa, cobertura vai mostrar como as urgências da crise climática se traduzem nas cidades e na política local
Temas
Compartilhe
Intervenção artística de um ovo frito gigante em São Paulo, numa avenida Faria Lima lotada de carros, chama atenção para o aquecimento global
O Nexo começa a publicar na quinta-feira (12) uma série especial de cobertura da mudança climática no contexto das eleições municipais de 2024. A iniciativa conta com apoio da organização civil independente Instituto Talanoa.
A série “O clima e as eleições municipais” vai trazer textos explicativos sobre o papel das cidades em atividades que contribuem para a crise climática e na construção de políticas públicas para combater o problema.
A série pretende abordar questões estruturais comuns a diversas cidades brasileiras — como a eletrificação do transporte público e o deficit habitacional — e entender de que forma o clima é tratado nas campanhas de capitais que passaram por eventos extremos no último ciclo eleitoral, como Porto Alegre, Manaus e Recife.
“As mudanças climáticas impactam profundamente nossas relações com os lugares em que vivemos, nossas casas, nossos deslocamentos, nosso trabalho e até nosso lazer. É preciso discutir o que propõem candidatas e candidatos para que suas comunidades e infraestruturas estejam preparadas para essa nova realidade”, disse Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa.
O Instituto Talanoa busca contribuir para responder à emergência climática e aos seus impactos socioambientais a partir de ideias e tecnologias do nosso tempo.
Para a editora do Nexo Letícia Arcoverde, a cobertura vai contribuir para qualificar o debate público de um tema que nem sempre está presente da maneira que deveria nas campanhas eleitorais. “Cada vez mais, fortalecer a democracia passa por entender as escolhas que levam ao agravamento da crise climática e as consequências de ignorar os seus riscos”, disse.
Os textos serão publicados até o primeiro turno, em 6 de outubro. Todos terão acesso livre.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas