Expresso

Como o bolsonarismo comunicou os atos por anistia de 8 de janeiro

Isadora Rupp

15 de março de 2025(atualizado 17/03/2025 às 07h28)

Ex-presidente e aliados reúnem manifestantes em Copacabana. O ‘Nexo’ mostra os conteúdos que mais circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagens nas semanas que antecederam os protestos 

Temas

Compartilhe

FOTO: Agência Brasil 21.04.2024Apoiadores de Jair Bolsonaro seguram bandeiras do Brasil em ato na praia de Copacabana em abril de 2024

Apoiadores de Jair Bolsonaro em ato na praia de Copacabana em abril de 2024

Jair Bolsonaro reuniu neste domingo (16) apoiadores e aliados em ato na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A pauta central foi a anistia aos envolvidos no ataque aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. 

Os bolsonaristas e o partido do ex-presidente, o PL, tinham expectativa de reunir cerca de 400 mil pessoas para consolidar a ideia de que a pauta tem apelo popular. Bolsonaro chegou a falar na expectativa de 1 milhão de pessoas. O ato, no entanto, ocupou pouco mais de três quarteirões de Copacabana, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Para Bolsonaro, a manifestação é contra o que ele chama de “ditadura judicial brasileira”. A frase foi dita em vídeo publicado nas suas redes sociais que reúne exclusivamente a história de mulheres condenadas pelo 8 de janeiro. Neste domingo (16), ele voltou a criticar órgãos como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.

“O que eles querem? É uma condenação. Se é 17 anos de prisão para as pessoas humildes, é para justificar 28 anos para mim”

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas