Japão amplia restrições da covid-19 após disparada de casos
Da Reuters
05 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h16)Sede dos Jogos Olímpicos, Tóquio bateu recorde de infecções. Novas medidas serão voluntárias e devem se concentrar em áreas de surtos
Temas
Compartilhe
Vista do Estádio Nacional, em Tóquio, no Japão
O Japão decidiu nesta quinta-feira (5) ampliar as restrições contra a covid-19 diante do aumento acelerado de casos da doença em algumas partes do país, principalmente em Tóquio, sede da Olimpíada, segundo a agência Reuters. As medidas devem entrar em vigor no domingo (8).
O país adota medidas voluntárias contra a covid-19. O governo pede às pessoas que fiquem em casa e a restaurantes, que fechem cedo e não sirvam álcool. Nesta quinta-feira (5), o primeiro-ministro Yoshihide Suga também pediu aos cidadãos para não viajarem nas férias de verão.
Os casos diários de covid-19 no Japão ultrapassaram os 15 mil pela primeira vez desde o início da pandemia nesta quinta (5). Em Tóquio, atingiram um recorde de mais de 5.000. Conselheiros médicos da capital afirmaram que a cifra pode dobrar em duas semanas.
O aumento de restrições deve se concentrar em áreas de surtos, segundo Suga, que diz não cogitar declarar uma emergência nacional, apesar de conselhos de especialistas. O primeiro-ministro enfrenta críticas pelo modo como lida com a pandemia.
70%
da população japonesa será afetada pelas novas restrições contra a covid-19, segundo a agência Reuters
O governo japonês afirma que a Olimpíada não é responsável pela disparada recente de casos. Especialistas do país, porém, afirmam que a realização dos Jogos de Tóquio envia uma mensagem confusa ao público, que está cansado das medidas de restrição.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas