Extra

CPI da Covid aprova convocação de ex-esposa de Bolsonaro

Da Redação

15 de setembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h23)

Comissão pretende investigar possível atuação de Ana Cristina Valle na indicação de cargos no governo federal a pedido de Marconny Faria, lobista da Precisa Medicamentos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro, em ato de apoio a ele

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro, em ato de apoio a ele

A CPI da Covid aprovounesta quarta-feira (15) a convocação de Ana Cristina Valle, ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro. Os senadores pretendem investigar a relação de Valle com Marconny Faria, lobista da Precisa Medicamentos, farmacêutica que intermediou as negociações suspeitas da vacina indiana Covaxin com o governo federal.

O requerimento do depoimento foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) em 3 de setembro e aprovado durante a sessão em que Marconny Faria foi à comissãonesta quarta (15). Ainda não há definição sobre quando será o depoimento da ex-esposa de Bolsonaro, que é mãe de Jair Renan, um dos filhos do presidente. O foco da CPI é a relação de Faria com Ana Cristina Valle.

“Como se sabe, o senhor Marconny Faria atuou como lobista da empresa Precisa Medicamentos, investigada pela CPI da Pandemia em razão de irregularidades na negociação de compra da vacina Covaxin, de modo que a sua relação próxima com a ex-esposa do senhor Jair Bolsonaro deve ser amplamente esclarecida, com vistas a examinar potencial atuação ilícita de ambos no contexto da pandemia”

Alessandro Vieira

senador da CPI da Covid, no requerimento de convocação

O lobista admitiu em seu depoimento à comissão que é amigo de Jair Renan e, por causa disso, conhece a ex-esposa de Bolsonaro. Masao ser questionado se Ana Cristina Valle agiu a seu pedido para facilitar a nomeação de pessoas para cargos no governo federal, Marconny escolheu ficar em silêncio — um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal garantia a ele o direito de permanecer calado para não se incriminar.

Durante a sessão da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que Ana Cristina Valle encaminha currículos de pessoas indicadas por Marconny, o que foi corroborado por mensagens apresentadas pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). No Twitter , Randolfe ainda afirmou que o “depoimento contribuirá muito para as investigações desta CPI .

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas