Extra

Leitura de carta pró-democracia reúne diferentes setores em SP

Da Redação

11 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h39)

Solenidade na Faculdade de Direito da USP foi marcada por discursos contra retrocessos e referências aos ataques sistemáticos do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral. Houve eventos simultâneos em outras cidades

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 11.AGO.2022

Parte externa da Faculdade de Direito da USP durante leitura da carta pró-democracia

Pátio da Faculdade de Direito da USP durante leitura da carta pró-democracia

A “ Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!” foi lida nesta quinta-feira (11) em uma solenidade na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) marcada por discursos contra ameaças à democracia e ao sistema eleitoral brasileiro.

A carta não cita nominalmente o presidente Jair Bolsonaro, mas faz clara referência aos ataques sistemáticos do presidente ao sistema eleitoral do Brasil. O manifesto, inspirado em uma carta de 1977 pedindo pelo fim da ditadura militar, foi reproduzido em dezenas de outras instituições etinha sido assinado por mais de 945 mil pessoas até a manhã de quinta-feira (11), incluindo movimentos sociais, lideranças religiosas e nomes da elite empresarial e do mundo artístico .

O documento foi lido em conjunto pelas professoras da instituição, Eunice de Jesus Prudente, Ana Elisa Bechara e Maria Paula Dallari Bucci, além do ex-ministro do Supremo Tribunal Militar Flávio Bierrenbach. Após a leitura, foi executado o hino nacional. Um manifesto da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também foi lido pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias.

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 11.AGO.2022

Salão nobre da Faculdade de Direito da USP durante leitura da carta pró-democracia

Salão nobre da Faculdade de Direito da USP durante leitura da carta pró-democracia

O evento dividiu-se em três frentes. Dentro do salão nobre da instituição, contou com discursos de representantes do empresariado, sindicatos e sociedade civil e com a leitura do manifesto da Fiesp. No pátio da faculdade, foi feita a leitura da Carta aos Brasileiros para uma plateia de cerca de 1.400 pessoas. E, do lado de fora da instituição, mais de 7.000 pessoas se reuniram para acompanhar a solenidade em um telão, acompanhada de discursos de entidades estudantis e movimentos sociais.

“Aqui nós temos a reunião de sindicalistas, empresários e movimentos sociais da sociedade civil. Isso mostra que as eleições já têm um vencedor: o vencedor é o sistema eleitoral brasileiro. Este vencedor é a legalidade do Estado democrático de direito. E o mais importante: o vencedor das eleições é o povo brasileiro”

Celso Campilongo

diretor da faculdade de direito da USP no evento desta quinta (11)

FOTO: AMANDA PEROBELLI/REUTERS – 11.AGO.2022

Parte externa da Faculdade de Direito da USP durante ato em defesa da democracia

Parte externa da Faculdade de Direito da USP durante ato em defesa da democracia

O evento aconteceu simultaneamente em outras 39 universidades do país, segundo o jornal o Estado de S.Paulo. Outros atos a favor da democracia acontecem em pelo menos 25 estados nesta quinta-feira (11). Nas redes sociais, o tema ocupou o topo dos trending topics do Twitter no Brasil ao longo da manhã.

No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições.Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!

Carta às brasileiras e aos brasileiros

publicada por acadêmicos da USP em 26 de julho de 2022 e lida no evento desta quinta-feira

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas