Extra

Tempestade ‘sem precedentes’: Japão faz evacuação em massa

Da Redação

17 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h50)

Supertufão Nanmadol deve atingir ilha ao sul do arquipélago, com potencial de ser o mais destrutivo em décadas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: KYODO/REUTERS – 04.JUL.2017

Homem em cima de pedras assiste ao mar revolto

Os ventos do Nanmadol ao atingirem o Japão em 2017

Centenas de milhares de pessoas estão deixando suas casas em Kyushu, a ilha mais ao sul do arquipélago principal do Japão, após a Agência Meteorológica do país ter emitido um alerta especial de tufão neste sábado (17).

A região se prepara para receber no domingo (18) o supertufão Nanmadol, que tem o potencial de ser a tempestade tropical mais destrutiva a atingir o Japão em décadas. Voos e viagens de trem foram cancelados, e há alertas de deslizamentos e inundações. Algumas áreas podem ter meio metro de chuva em apenas 24 horas.

13 milhões

de pessoas vivem em Kyushu

Tempestades e chuvas “sem precedentes” podem atingir a área, disse Ryuta Kurora, autoridade da Agência Meteorológica do Japão, numa entrevista coletiva transmitida pela televisão, pedindo que moradores se retirem do local antes do anoitecer, informou a agência Reuters.

Segundo o jornal BBC News Brasil, um funcionário da agência meteorológica japonesa disse a repórteres no sábado (17) que o Nanmadol tem potencial para ser pior do que o tufão Jebi, que em 2018 foi considerado o mais forte em 25 anos e deixou 14 pessoas mortas e centenas de desabrigados.

Após outros 13 tufões só na atual temporada,na tarde deste sábado (17), o Nanmadol estava próximo da ilha de Minami-Daito, no sul do Japão, dirigindo-se ao noroeste a 20 km/h. Ventos no centro da tempestade sopravam a 198 km/h, com rajadas de até 270 km/h, segundo a agência japonesa. Especialistas preveem que, ao atingir terra firme, o tufão vá para nordeste e se mova pelo centro do Japão em direção à capital Tóquio.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas