Extra

Tarcísio promete instalar sirenes de alerta no litoral norte de SP

Da Redação

23 de fevereiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h17)

Opondo-se à fala do prefeito de São Sebastião, governador do estado diz que a comunicação com a população não foi eficiente e falhou em evitar a tragédia

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: CANAL BANDNEWS/YOUTUBE

Um homem branco adulto fala a um microfone vestido com um colete da Defesa Civil

Tarcísio Freitas fala durante coletiva de imprensa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu na tarde de quinta-feira (23) que o sistema de alerta de temporais falhou durante as chuvas do carnaval no litoral norte do estado. Tarcisio disse que serão implementadasoutras alternativas às mensagens da Defesa Civil via SMS e mencionou a instalação de sirenes de alerta na região.

O pronunciamento aconteceu após moradores da região acusarem a falta de aviso sobre a chuva. A partir de sábado (18), intensos temporais a região, num volume de água recorde. Ao menos 1.730 pessoas ficaram desalojadas e outras 766, desabrigadas. O número de mortes confirmadas subiu para 49 pessoas na quinta-feira (23).

Segundo o governador, foram disparadas 2,6 milhões de alertas via mensagens de textosobre a chuva para o o estado de São Paulo. Dessas, 30 mil forma destinadas ao litoral. Ainda assim, ele afirmou que a tragédia mostra que isso, eventualmente, não tem efetividade.

Tarcísio prometeu que o sistema de sirenes será instalado em conjunto com medidas de capacitação e de treinamento da população que garantam o seu funcionamento. Ele ainda disse que o governo do estado irá substituir radares meteorológicos para melhorar a precisão das previsões de chuva na região.

No período da manhã, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), havia dito à BandNews que “não é sirene que salva vida”, questionando as críticas aos problemas de comunicação na região. Segundo o prefeito, a população foi avisada das chuvas. Ele afirmou ainda que programas de regularização habitacionais na região estavam em dia.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas