Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA condenado por crime
Da Redação
30 de maio de 2024(atualizado 31/05/2024 às 20h11)Júri considera político culpado de 34 acusações de fraude contábil em caso de pagamento a atriz pornô. Pena será definida por juiz em julho. Veredicto não impede republicano de disputar eleição
Temas
Compartilhe
Ex-presidente Donald Trump deixa tribunal em Nova York após condenação
O ex-presidente Donald Trump foi condenado nesta quinta-feira (30) num tribunal de Nova York por fraudar documentos de seu grupo empresarial a fim de esconder pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels em 2016, ano de sua eleição.
O júri de 12 pessoas considerou o político culpado de todas as 34 acusações apresentadas pelos promotores. É a primeira vez na história americana que um ex-presidente é condenado numa ação criminal. O veredicto, do qual ele pode recorrer, não impede o republicano de concorrer à Casa Branca em novembro.
“Se eles podem fazer isso comigo, eles podem fazer isso com qualquer um. Essas pessoas são ruins. Elas são, em muitos casos, eu acredito, pessoas doentes”
Donald Trump
ex-presidente americano sobre as acusações e o resultado do julgamento, em fala na frente da Trump Tower na sexta-feira (31), em Nova York
O juiz Juan Merchan será o responsável por definir a sentença, que será anunciada em 11 de julho. A pena pode variar de multa ou serviço comunitário a até quatro anos de prisão. Analistas americanos consideram remota a possibilidade de detenção, como destacou o site G1.
US$ 130 mil
foi o valor pago a Stormy Daniels pelo seu silêncio para não revelar relações sexuais que a atriz pornô teria tido com o empresário, segundo a investigação; é o equivalente a cerca de R$ 680 mil na cotação atual
Em maio de 2023, Trump foi condenado civilmente num caso envolvendo abuso sexual e difamação. Na esfera criminal, como mostrou o Nexo num Expresso, ex-presidente é réu em outros três processos, que se referem:
Uma condenação não impede alguém de concorrer à presidência nos EUA, então juridicamente o veredicto não impacta a tentativa de Trump de retornar à Casa Branca. Mas o resultado pode ter efeitos políticos, como relatou o jornal Folha de S.Paulo. Embora a grande maioria dos trumpistas concorde com o discurso do ex-presidente de que ele é perseguido pela Justiça, pesquisas indicam que uma parcela dos eleitores rejeita a ideia de votar num candidato condenado por um crime.
A sentença de Trump será lida pelo juiz dias antes da convenção nacional republicana, que tende a confirmar o ex-presidente como candidato do partido em 2024. Veja outras datas da corrida eleitoral nos EUA, que deve repetir a disputa de 2020 entre Trump e o democrata Joe Biden, que tentará a reeleição.
O republicano tem aparecido à frente do atual presidente nas pesquisas de intenção de voto. O político de extrema direita já deu uma série de sinais autocráticos para um possível novo governo, como mostrou o Nexo num Expresso. O ex-presidente planeja ampliar os poderes do Executivo, limitar a independência das agências federais e se vingar de críticos e adversários.
Gratuita, com os fatos mais importantes do dia para você
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas