G20, G8, G4: o que são esses grupos e quem integra cada um deles
Ralph Mayer, Julia Rocha e Ariel Tonglet
02 de setembro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 02h16)Países se associam em torno de afinidades políticas, econômicas e militares para tomar decisões multilaterais
Os Gs são grupos de Estados que se reúnem para estreitar suas relações multilaterais, abordando temas como políticas militares e estratégias econômicas, de acordo com o interesse e influência dos países participantes. Esses encontros costumam ser anuais e podem ou não ter vínculo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Além do G20, o mais conhecido grupo cuja cúpula de 2019 ocorre entre sexta-feira (28) e sábado (29) em Osaka, no Japão, existem mais oito instâncias de países que se reúnem para debater temáticas de interesse comum.
Escolha o filtro:
Origem: 2006
Reunião dos quatro principais países que exercem pressão para uma reforma profunda no Conselho de Segurança da ONU, buscando tornarem-se membros permanentes e conseguir poder de veto, o que atualmente é restrito a apenas 5 países.
Origem: 2005
Reunião dos países em desenvolvimento mais importantes do mundo, com o objetivo de melhorar o diálogo entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. O G8+5 inclui os países do G8, promovendo diálogo entre as economias desenvolvidas e emergentes.
Origem: 1976
União dos 7 países mais ricos do mundo mais representantes da União Europeia. Em 1997, com a entrada da Rússia no grupo, tornou-se G8. Em 2014, o país foi suspenso por envolvimento nos conflitos da Criméia, fazendo com que o G8 voltasse a ser G7.
Origem: 1997
Reunião dos principais representantes financeiros dos 8 países mais ricos do mundo. Procuram impulsionar a cooperação financeira e comercial, fortalecer a economia mundial, promover a paz e a democracia e previnir e resolver conflitos. Atualmente a Rússia está suspensa (ver G7).
Origem: 1962
Reunião dos 10 países assinantes do Acordo Geral para Obtenção de Empréstimos. O objetivo do acordo é suplementar os empréstimos oferecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), avaliados como insuficientes pelos membros do grupo.
Origem: 1989
Reunião dos principais países em desenvolvimento que não se alinharam nem ao Bloco Soviético e nem à zona de influência americana na Guerra Fria. Promovem o desenvolvimento econômico pelo fortalecimento das relações entre os países membros.
Origem: 1999
Fórum dos 19 países mais economicamente influentes do mundo, entre desenvolvidos e emergentes, mais a União Europeia — que é representada pelo Presidente do Conselho Europeu e o Presidente da Comissão Europeia. Tem como objetivo a coordenação de políticas econômicas entre os membros, promover a estabilidade financeira e modernizar a estrutura financeira mundial.
Origem: 1971
Reunião de 24 países em desenvolvimento que buscam garantir que seus interesses sejam representados nas principais organizações financeiras internacionais. Se encontram antes das reuniões do FMI e do Comitê para o Desenvolvimento da ONU.
Origem: 1964
Reunião dos representantes dos principais países emergentes no Hemisfério Sul na ONU, com objetivo de promover o desenvolvimento e aumentar o poder de barganha ao articular os interesses econômicos desses países dentro dos fóruns da ONU.
Colaboraram:Beatriz Demasi (dados) eRodolfo Almeida (design)
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas