Gráfico

A distribuição de pessoas com doutorado pelo Brasil

Rodolfo Almeida e Gabriel Zanlorenssi

23 de outubro de 2017(atualizado 11/11/2024 às 19h00)

Doutores se concentram nas capitais para a maior parte dos estados brasileiros, com exceção de Minas Gerais. Veja mais em gráficos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Compartilhe

*Observações: As formações específicas de cada área são as seguintes: Ciências Agrárias (agronomia, ciência e tecnologia de alimentos, engenharia agrícola, medicina veterinária, recursos florestais e engenharia florestal, recursos pesqueiros e engenharia da pesca e zootecnia), Ciências Biológicas (biofísica, biologia geral, biomedicina, bioquímica, biotecnologia, botânica, ecologia, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia e parasitologia), Ciências da Saúde (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva), Ciências Exatas e da Terra (astronomia, ciência da computação, ciências ambientais, física, geociências, matemática, oceanografia, probabilidade e estatística e química), Ciências Humanas (antropologia, arqueologia, ciência política, educação, filosofia, geografia, história, psicologia, sociologia e teologia), Ciências Sociais Aplicadas (administração, arquitetura e urbanismo, ciência da informação, comunicação, demografia, desenho industrial, direito, economia, museologia, planejamento urbano e regional, serviço social e turismo), Linguística, Letras e Artes (artes, letras e linguistica) e Engenharias (Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica).

* De 227.941 doutores na base de dados do Lattes, 218.562 (96%) tinham área de atuação informada. A informação exibida nos gráficos se refere a esses doutores.

Mesorregiões são divisões do território brasileiro elaboradas pelo IBGE que congregam diversos municípios com base em sua similaridade geográfica, econômica e social. Obs: As informações sobre localidade e área de atuação dos doutores é baseada no endereço profissional cadastrado na Plataforma Lattes. Não havia dados disponíveis para a área de formação de 19.283 doutores.

Fonte: CNPq

ESTAVA ERRADO:

Uma versão anterior deste gráfico informava os valores errados para o gráfico de número de doutores por região. A informação foi corrigida às 21h00 do dia 23 de outubro de 2017.

 


Navegue por temas