Preço da gasolina no Brasil é o mais alto desde maio de 2004
Gabriel Zanlorenssi e Lucas Gomes
30 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h19)A ANP monitora os valores de revenda do combustível nos postos do país semanalmente. Número médio se aproximou em agosto da marca de R$ 6 por litro, a maior da série histórica
O preço da gasolina vendida nos postos do Brasil atingiu o maior valor já registrado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que monitora semanalmente os preços, desde maio de 2004. Em agosto de 2021, a gasolina fechou sendo vendida a R$5,98 por litro, em média, no país.
O valor é o mais alto da série histórica tanto em termos de preço na bomba (valor nominal pago pelo consumidor), como também de preço ajustado pela inflação do período. A análise ao longo do tempo dos valores reais, ou seja, corrigidos pela inflação, é a mais apropriada para efeitos de comparação.
A alta dos preços da gasolina reflete a política da Petrobras, adotada desde o governo de Michel Temer (MDB), de atrelar o preço dos combustíveis no Brasil aos valores praticados no mercado internacional. Em 2021, puxam o aumento a desvalorização do real perante o dólar e o preço do petróleo no mercado externo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas