Brasil tem número recorde de mortes por dengue em 2022
Gabriel Zanlorenssi e Giovanna Hemerly
22 de fevereiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h19)Dados preliminares são de monitoramento do Ministério da Saúde. Casos costumam crescer entre fevereiro e maio
Temas
Compartilhe
O Brasil registrou ao menos 1.074 mortes por dengue em 2022, de acordo com dados preliminares monitorados pelo Ministério da Saúde.Dos óbitos, 80,7% ocorreram nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Pela primeira vez, estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram um número alto de óbitos em decorrência da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Foram 125 mortes nos dois estados, comparado a uma soma de 28 óbitos nos 12 anos anteriores.
O mosquito depende do clima quente e das chuvas para sua reprodução. Entre fevereiro e maio, o número de casos cresce em todo o Brasil, em especial na porção Centro-Sul do país.
O período exige uma atenção redobrada da população e do poder público para evitar os focos de reprodução do Aedes aegypti. Apesar de ter uma taxa de óbitos baixa em relação ao total de casos, a dengue é uma doença que debilita as pessoas infectadas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas