Gráfico

Como o Nexo utiliza o Adobe Illustrator em seus gráficos

Mariana Froner

10 de novembro de 2023(atualizado 19/02/2024 às 18h07)

Desenvolvido pela Adobe, o Illustrator é o software de imagens vetoriais utilizado pela equipe de gráficos do jornal. Veja como a ferramenta se encaixa no fluxo de produção

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Compartilhe

Nas duas últimas edições da “nos eixos”, falamos sobre como usamos programação para trabalhar com dados. Neste mês, vamos contar sobre uma etapa posterior no processo de produção dos gráficos: o layout e a edição feita no Illustrator.

O que é o Adobe Illustrator?

Desenvolvido pela Adobe, o Illustrator é um software de desenho e edição vetorial que teve sua primeira versão lançada em 1987 . É um software utilizado para criação de imagens que usamos aqui no Nexo e também é adotado em veículos como New York Times, Washington Post e Folha de S.Paulo. O Illustrator é uma ferramenta paga, que faz parte da Adobe Creative Cloud . Há alternativas gratuitas, como Inkspace e GIMP.

Por que usamos?

A principal vantagem do Adobe Illustrator é a personalização dos gráficos e mapas gerados no R, mantendo seu formato vetorial. Imagens vetoriais não são formadas por pixels, como uma foto, e sim por linhas e curvas com pontos fixos em uma grade. Dessa forma, é possível que a imagem seja redimensionada sem perder a qualidade.

O software permite que possamos modificar cores, aparência e proporção dos gráficos para que a sua leitura seja a mais adequada nos diferentes formatos em que o material será publicado, como mobile, desktop e redes sociais.

Da esquerda para a direita: mapa exportado do R, mapa editado para o site do Nexo e mapa adaptado para redes sociais.Da esquerda para a direita: mapa exportado do R, mapa editado para o site do Nexo e mapa adaptado para redes sociais.

Além da personalização das imagens geradas no R, podemos filtrar informações desnecessárias, destacar informações importantes e adicionar elementos que auxiliam a leitura dos gráficos e mapas, como títulos, subtítulos e comentários. O software também permite a criação de ilustrações, diagramas e até gráficos mais simples, sem a necessidade de uma linguagem de programação.

Ilustrações vetoriais criadas no Adobe Illustrator, sobre treinadores da Copa, pinguins e guaraná.Ilustrações vetoriais criadas no Adobe Illustrator, sobre treinadores da Copa , pinguins e guaraná .

É também no Illustrator que montamos o layout dos materiais, unindo as imagens editadas com o texto para os diferentes formatos de distribuição do Nexo. Vamos contar mais sobre isso na próxima edição da “nos eixos”.

Este conteúdo sobre os bastidores da nossa produção de gráficos faz parte de uma nova seção da “nos eixos”, a newsletter mensal da infografia do Nexo. Veja como se inscrever.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas