Quais países fazem parte do G20, que se reúne no Brasil em 2024
Gabriel Zanlorenssi e Giovanna Hemerly
20 de fevereiro de 2024(atualizado 20/02/2024 às 19h42)Grupo conta com maioria das principais economias do mundo. Rio de Janeiro recebe chanceleres em fevereiro e chefes de Estado em novembro, para evento principal
Temas
Compartilhe
O G20 (ou Grupo dos 20) surgiu em 1999 como uma ampliação do G7 (grupo de países que reúne até hoje as principais potências ocidentais e o Japão). O primeiro encontro de chefes de Estado do G20 ocorreu somente em 2008, para discutir a crise financeira que assolava o mundo.
O nome do grupo vem do número de participantes: 19 das maiores economias do mundo mais a União Europeia (que participa como bloco). Em 2023, outro bloco, a União Africana, tornou-se o 21° membro. O principal país de fora do G20 é a Espanha, uma das maiores economias globais — tem apenas status de convidada permanente.
A cada ano, desde 2008, um país diferente preside o bloco e recebe autoridades dos membros e convidados em encontros multilaterais. Em 2024, essa responsabilidade é do Brasil.
Ao longo do ano, ocorrerão encontros mensais de integrantes do G20 — o Rio de Janeiro recebe de quarta (21) a quinta-feira (22), por exemplo, chanceleres do grupo. A cúpula dos chefes de Estado, evento principal, vai acontecer na capital fluminense em novembro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas