Como o ‘Nexo’ achou as cidades com pontos cardeais no nome
Gabriel Zanlorenssi
12 de julho de 2024(atualizado 12/07/2024 às 21h16)Norte, Sul, Leste e Oeste aparecem no nome oficial de 228 municípios. Confira como o jornal trabalhou com linguagem de programação para identificá-los
Temas
Compartilhe
O Nexo fez uma análise dos 228 municípios brasileiros que têm os pontos cardeais em seu nome. Foram poucas linhas de código para classificar essa nomenclatura, o que permitiu uma maior disponibilidade de tempo para o tratamento visual do material. Confira como fizemos esse conteúdo, que pode ser facilmente adaptado para outras análises.
Os dados são da base de municípios do IBGE, conforme a Divisão Territorial Brasileira de 2022. Para acessar essas informações diretamente no R — a linguagem de programação que usamos no Nexo para trabalhar com dados —, utilizamos o pacote geobr.
Pacotes ou bibliotecas expandem a funcionalidade básica de linguagens de programação. Aqui estamos baixando um mapa de municípios de 2022 e depois abandonando a geometria geográfica, por ora.
A nomenclatura do IBGE segue a definição estabelecida em leis estaduais ou municipais. Alguns dos nomes pelos quais as pessoas reconhecem uma cidade podem não ser os oficiais. Esse é o caso de Aparecida (SP), que não leva “do Norte” em seu nome. Informalmente, a cidade ganhou essa alcunha porque os romeiros utilizavam a antiga Estrada de Ferro do Norte para chegar até lá.
Com a base dos municípios em mãos, identificamos os pontos cardeais nos nomes usando regex. Esse termo significa “expressões regulares” e é uma forma comum de localizar padrões textos, seja em ferramentas como Excel ou linguagens de programação como o R.
No caso dos nomes dos municípios, podemos usar “(?i)oeste” para achar a palavra oeste independente se maiúscula ou minúscula (case-insensitive, o termo técnico em inglês). Dessa forma, encontramos tanto Lindoeste (PR), como Santa Bárbara d’Oeste (SP).
O regex é utilizado em um encadeamento lógico chamado case when, que é um pouco mais versátil que o tradicional if/else (se/então).
Fizemos também uma checagem, para garantir que nenhum município foi erroneamente incluído na lista. Sulina (PR) e Riversul (SP), por exemplo, conferimos que de fato o “sul” no nome se refere à direção geográfica.
Uma versão inicial dos mapas e gráficos foi gerada no R, como todo o acabamento visual finalizado no Adobe Illustrator. Já contamos mais sobre essa parte do processo em outros bastidores da nossa produção. Quer saber mais sobre como fizemos algum conteúdo específico? Você pode escrever essa e outras sugestões para dados@nexojornal.com.br.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas