Gráfico

Quantos professores estão concorrendo nas eleições de 2024

Gabriel Zanlorenssi e Giovanna Hemerly

03 de setembro de 2024(atualizado 06/09/2024 às 19h36)

Pouco mais de 25 mil candidatos informaram à justiça eleitoral que são professores ou utilizam a alcunha em seus nomes de urna. Percentual é mais alto em partidos de esquerda

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

 

Nas eleições de 2024, há mais de 450 mil candidatos concorrendo. Deste total, 25,3 mil são professores. O número representa 5,5% do total que disputa vagas para prefeitura, vice-prefeitura e câmara municipal.

A análise do Nexo leva em conta quem declarou o magistério como ocupação, independente do nível de ensino, e quem utiliza a alcunha “professor/a”, e suas variações, no nome de urna.

Os partidos de esquerda são os que tem os maiores percentuais de professores entre suas candidaturas, com destaque para PSTU, PCdoB e Psol.

Em termos de perfil, a principal diferença para os demais candidatos é maior presença de mulheres entre professores. O percentual do gênero feminino chega a 52,8% nas candidaturas de professores, comparado com 33,9% no geral

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas