Gráfico

Brasileirão 2025: o menor número de estados na disputa

Clara Sobral e Gabriel Zanlorenssi

28 de março de 2025(atualizado 28/03/2025 às 22h20)

Principal torneio de futebol masculino do país tem times de sete estados diferentes em 2025. É o menor número da era dos pontos corridos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

O campeonato brasileiro de futebol masculino de 2025 inicia neste sábado, 29 de março. Vinte clubes vão se enfrentar ao longo do ano em busca do título. O Botafogo é o atual campeão.

Em 2025, apenas sete estados estarão representados no torneio: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. É o menor número de toda a era dos pontos corridos, formato onde todos jogam contra todos duas vezes, válido desde 2003.

Com quatro clubes no Brasileirão, a cidade do Rio é a que conta com maior número de representantes. O estado de São Paulo, por sua vez, soma seis representantes, com destaque para Mirassol e Bragantino, que são de cidades com menos de 200 mil habitantes.

No campeonato de 2024, Athletico (PR), Atlético Goianiense, Cuiabá (MT) e Criciúma (SC) foram rebaixados. Os clubes eram os únicos representantes de seus estados. A edição de 2025 será a primeira dos pontos corridos sem nenhum time paranaense.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas