Interativo

O que você sabe sobre os biomas do Brasil? Faça o teste

Mariana Vick

10 de março de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h27)

Neste quiz, o ‘Nexo’ avalia seus conhecimentos sobre Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, entre outros

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: ARAQUÉM ALCÂNTARA/FLICKR

Imagem aérea de um rio tortuoso, em torno do qual há uma floresta densa e muito verde.

Imagem aérea do rio Solimões, na Amazônia

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) define um bioma como um agrupamento de vida vegetal e animal , que pode ser identificado em determinado lugar, se desenvolveu sob condições de clima e geologia semelhantes e que, historicamente, sofreu o mesmo processo de formação de paisagem, criando a mesma biodiversidade.

O Brasil, país com enorme extensão territorial, é formado por seis biomas terrestres com características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses biomas se desenvolveu em diferentes condições climáticas e tem diferentes tipos de vegetação e espécies animais. Além deles, há biomas marinhos.

Mapa com biomas do Brasil. São a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.

Os biomas no Brasil são conhecidos pela enorme biodiversidade que abrigam, com uma série de espécies de plantas e animais que só existem aqui, a exemplo da Amazônia e da Mata Atlântica. Além disso, florestas tropicais como as do país são importantes para regular o clima no mundo, tornando-se essenciais no contexto do aquecimento global .

Apesar disso, os biomas brasileiros estão ameaçados, devido ao histórico de ocupação desordenada e a ações humanas que resultaram na degradação do ambiente. O Brasil é o país que derruba a maior quantidade de florestas no mundo (mas, em termos proporcionais, não é o maior devastador, ficando atrás de países como Peru e Congo).

Neste quiz, o Nexo faz nove perguntas sobre os biomas terrestres reconhecidos no território brasileiro. O que você sabe sobre eles?

1

Qual a extensão do bioma Amazônia?

Resposta:

Maior floresta tropical do mundo, o bioma Amazônia ocupa
quase metade do território brasileiro, abrangendo estados do Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste. Ocupa também oito países da América do Sul além do Brasil. Influenciada pelo clima equatorial, com altas temperaturas e altíssimos índices de chuvas, a paisagem é marcada pela floresta densa, com árvores de grande porte. A bacia amazônica, que abastece a região, é a maior da Terra, com extensão de cerca de 6 milhões de km², milhares de rios e 20% da água doce do planeta. A Amazônia é também um bioma megadiverso, que abriga 40% das espécies do planeta, diversas delas endêmicas (que só existem ali). São 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas. Na fauna, destacam-se a onça-pintada, o boto-cor-de-rosa e a arara-azul. A Amazônia é ainda uma
grande reserva de carbono, que ajuda a regular o clima global. Ocupada no século 20, a região virou foco de desmate nas últimas décadas. Cerca de 20% da floresta foi derrubada.

2

Primata que só existe no Brasil, o mico-leão-dourado virou símbolo de um dos biomas mais biodiversos do país. Qual?

Resposta:

Mata Atlântica. Um dos mais extensos biomas do Brasil, ocupa 13% do território nacional e fica na região costeira, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. De clima tropical úmido, com temperaturas elevadas e altos índices de chuvas, o bioma é formado por um conjunto diverso de florestas, com árvores de médio e grande porte e vegetações ombrófilas (que têm folhas largas e perenes, que duram o ano todo). A biodiversidade local é uma das mais ricas do mundo. A região abriga cerca de 20 mil espécies vegetais (35% do total do Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas (que só existem naquele lugar). A riqueza é
maior que de continentes como América do Norte e Europa, segundo a EBC. A diversidade animal também é grande e abriga micos, tamanduás, tucanos, onças-pintadas, entre outros. Além de ser rica do ponto de vista ambiental, a Mata Atlântica tem importância social e econômico para os mais de 100 milhões de brasileiros que vivem na região. Ali são gerados cerca de
70% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, e o bioma presta
serviços ambientais para atividades como a agricultura e para o abastecimento de água. ao mesmo tempo. A Mata Atlântica é um dos biomas mais afetados pela ocupação humana. Hoje há apenas 22% de sua cobertura original.

3

Qual destes biomas é considerado berço das águas?

Resposta:

Cerrado. Segundo maior do Brasil, atrás da Amazônia, o bioma corresponde a cerca de 22% do território nacional, ocupando áreas de mais de 15 estados, especialmente no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Abriga nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (parte da Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata) e está em uma região de grandes aquíferos (Guarani e Bambuí), motivo pelo qual é chamado de berço das águas. O Cerrado é também conhecido como a Savana brasileira, por se aproximar da paisagem do bioma africano. Influenciado pelo clima tropical continental, tem duas estações bem definidas (a úmida e a seca). Por fazer fronteira com outros biomas, tem vegetação diversificada, distribuída em savanas, campos e florestas. O Cerrado é a savana mais rica do mundo, com imensa diversidade de fauna e flora. A região, contudo, tem sofrido perdas. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. As principais intervenções na região vêm da expansão da fronteira agrícola.

4

Qual destes biomas é exclusivo do Brasil?

Resposta:

Caatinga. O bioma — cujo nome, em tupi, significa “mata branca” — ocupa 11% do território nacional e está localizado no sertão brasileiro, no Nordeste e no norte de Minas Gerais. É a região mais seca do país, influenciada pela zona de clima tropical semiárido. Segundo estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso a maioria de suas espécies é endêmica (existe só naquela área). A vegetação local é composta, em grande parte, pelas chamadas plantas xerófilas (acostumadas com a aridez, como cactos) e caducifólias (que perdem as folhas no período de seca), além de árvores como o juazeiro, que tem raízes longas que captam água do subsolo em época de seca. Os rios são chamados de intermitentes, por secarem em certo período do ano. Um exemplo diferente, de rio que dura todo o ano, é o São Francisco. A fauna local é diversa e tem, especialmente, diversas espécies de répteis, como a jiboia e o sapo cururu. A biodiversidade da Caatinga é importante para a economia local, mas grande parte do bioma foi desmatado. De 15% a 20% da região está em alto grau de degradação, com risco de desertificação (empobrecimento do solo).

5

A imagem acima corresponde a qual bioma do Brasil?

Resposta:

Pantanal. Menor bioma do Brasil, com cerca de 1,76% do território, ele ocupa o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Apesar da pequena extensão no país, ele está entre as maiores planícies alagadas do mundo. A paisagem do Pantanal é influenciada diretamente pelos biomas ao redor — a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, no Brasil, e o Chaco (nome do Pantanal do norte do Paraguai e leste da Bolívia). Outra influência vem dos rios da bacia do Alto Paraguai. A vegetação é diversificada (com matas, savanas, campos inundáveis, etc.), e seu solo fica encharcado durante um período do ano. Uma característica particular do Pantanal é que espécies animais ameaçadas em outras regiões costumam persistir no bioma, como no caso do tuiuiú, ave-símbolo do local. Atualmente, mais de 86% da cobertura vegetal original do Pantanal está preservada. Ainda assim, o bioma sofre impacto da atividade humana, especialmente da agropecuária.

6

Quais biomas brasileiros estão na lista mundial de ‘hotspots’, nome que se dá às áreas naturais ameaçadas de extinção?

Resposta:

Mata Atlântica e Cerrado. Ambos os biomas estão na lista mundial de “hotspots”, expressão que identifica regiões com altos níveis de biodiversidade, mas que estão entre as áreas mais ameaçadas do planeta. Para ser considerada hotspot, a área precisa conter, no mínimo, 1.500 espécies de plantas endêmicas (que só nascem naquele local) e ter perdido mais de ¾ da vegetação original. Atualmente, há
34 hotspots no planeta, que correspondem a 3% da superfície da Terra, segundo levantamento da ONG Conservação Internacional. A Mata Atlântica hoje abriga mais de 20 mil espécies vegetais (8.000 são endêmicas) e centenas de espécies animais, mas tem menos de 10% da mata nativa. Já o Cerrado tem mais de 10 mil espécies de plantas, das quais 44% são endêmicas, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, metade da vegetação original desse bioma foi desmatada.

7

Qual bioma é conhecido pelos chamados rios voadores?

Resposta:

Amazônia. A chuva que cai em estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, e ainda em outros países abaixo do Brasil na América do Sul, tem origem, em parte, no bioma que fica ao Norte. Isso por causa de um fenômeno chamado de
rios voadores, massas de vapor de água que são carregadas pelos ventos e transportam umidade produzida pela floresta. A Amazônia funciona como uma bomba d’água, que primeiro retém a umidade do Atlântico (recebendo-a na forma de chuva) e depois, por meio das árvores, envia o vapor de volta à atmosfera. Os rios voadores, então, abastecem estados como São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para atividades como a agricultura. Segundo o cientista Antonio Nobre, especializado em Amazônia, as árvores da região produzem
20 bilhões de litros de água diariamente.

8

Em qual destes biomas há queimadas naturais?

Resposta:

Cerrado. O fogo é indispensável para a preservação das savanas, e biomas assim queimam espontaneamente. No bioma brasileiro, as queimadas naturais são causadas por uma soma de fatores, como alta temperatura, baixa umidade (em certas épocas do ano) e o acúmulo de matéria orgânica seca. O fogo, então, contribui para a germinação de sementes e a ciclagem (circulação) de nutrientes do solo e das plantas. Ele também é responsável pela
forma retorcida das árvores, que são típicas na região do bioma e mais resistentes à ação do fogo que a vegetação comum. O Cerrado recupera-se rápido das queimadas, e diversos animais do bioma são adaptados ao fenômeno. Apesar de o fogo ser natural na região, queimadas intensas e descontroladas, causadas pelo homem, podem causar degradação.

9

Qual destes biomas é conhecido por abrigar atividades de pecuária extensiva, com criação de gado em grandes pastos?

Resposta:

Pampa. Também conhecido como Campos Sulinos, o bioma ocupa cerca de 2% do território brasileiro e
63% do Rio Grande do Sul. Seu nome tem origem indígena e designa uma região plana. Influenciada pelo clima (subtropical, mais frio) e pelo relevo (de planícies), a paisagem local é composta na maioria por campos nativos, com gramíneas e plantas mais baixas. A fauna e a flora locais são bastante diversificadas, tendo como representantes o pica-pau, o joão-de-barro, a ema, as capivaras e, no caso das plantas, a grama-tapete. É no Pampa que fica a maior parte do aquífero Guarani, hoje considerado a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul, ocupando também áreas da Argentina, Uruguai e Paraguai. A principal atividade econômica do Pampa é a pecuária extensiva sobre os campos. A área também tem visto uma expansão progressiva de monoculturas agrícolas, que têm levado à
rápida degradação do solo.

RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS PARA VER SEU RESULTADO FINAL.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas