Interativo

O que você sabe sobre o evento que originou o Dia do Orgulho LGBTI+?

Mariana Vick

27 de junho de 2021(atualizado 27/06/2024 às 22h21)

Neste quiz, o ‘Nexo’ testa seus conhecimentos sobre a Revolta de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969, em Nova York

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: PILAR OLIVARES/REUTERS – 15.NOV.2015

Pessoa com fantasia, botas com salto alto e um pequeno guarda-chuva colorido na mão caminha sobre uma bandeira gigantesca com as cores do arco-íris.

Pessoa participa de Parada LGBT na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Comemorado em 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTI+ homenageia o aniversário da Revolta de Stonewall , evento de 1969 em que frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova York, reagiram a uma batida policial que buscava prender pessoas LGBTI+, com base em leis discriminatórias da época.

O protesto que começou com a operação policial se prolongou por dias em frente ao bar, que era frequentado por gays, lésbicas, transsexuais e bissexuais. Ele marcou o início do movimento contemporâneo por direitos LGBTI+ e fez esse tipo de ativismo ganhar as ruas. Todo mês de junho, paradas LGBTI+ no mundo celebram o marco.

Neste quiz, o Nexo faz oito perguntas sobre Stonewall, seus personagens, o contexto que marcou o ano de 1969 e os desdobramentos da revolta em Nova York. O que você sabe sobre a data?

1

O que os policiais de Nova York usaram de justificativa para fazer a batida em Stonewall?

Resposta:

Conhecido bar gay dos anos 1960 em Nova York, o Stonewall Inn não tinha licença para a
venda de bebida alcoólica em 1969. O bar também não atendia a outras regulamentações, mas funcionava porque seus donos, ligados à máfia, costumavam subornar policiais. Em junho de 1969, a polícia foi ao local para verificar sua licença, aproveitando para prender seus frequentadores. Na época, Nova York proibia a homossexualidade e tinha uma lei para punir quem usasse roupas de outro gênero.

2

O que marcou a primeira reação dos frequentadores do bar à ação policial?

Resposta:

Com a prisão e agressões de pessoas que frequentavam o Stonewall Inn, um grupo de pessoas que estava do lado de fora do bar passou a
atirar objetos nos policiais, como moedas, garrafas e pedras. O bar também registrou um princípio de incêndio. Os policiais criaram uma barricada para se defender até a situação se amenizar. Nos dias seguintes, a comunidade LGBTI+ foi às ruas por seis dias para se manifestar contra a violência.

3

Qual destas personalidades ficou conhecida como protagonista do evento?

Resposta:

Marsha P. Johnson.
Nascida em 1945, Johnson foi uma ativista trans americana apontada como participante da Revolta de Stonewall e conhecida pela atuação política posterior em favor dos direitos LGBTI+. Com 23 anos, tomou a frente da reação à repressão policial em 1969 ao lado de figuras como
Sylvia Rivera, também ativista trans. Ambas são exemplos do protagonismo de pessoas trans e drag queens em Stonewall, o que só veio a ser reconhecido mais tarde.

4

O que é verdade sobre o evento?

Resposta:

O protesto em Stonewall não foi o primeiro contra leis anti-LGBTI+ nos EUA. Em 1966, travestis e drag queens na
cafeteria Compton’s, em São Francisco, se rebelaram contra policiais que buscavam prendê-las. Mais tarde, porém, mudanças na política e no comportamento levaram o protesto de 1969 a repercutir mais que os anteriores. Entre eles estão a
revolução sexual promovida pelo movimento hippie, que chegaria ao ápice com o Festival Woodstock em 1969, e a mobilização contra a Guerra do Vietnã (1955-1975).

5

Quando ocorreu a primeira parada do Orgulho LGBTI+, em homenagem a Stonewall?

Resposta:

1970. Em homenagem ao primeiro ano de Stonewall, ativistas LGBTI+ marcharam em Nova York e em cidades americanas como Los Angeles, São Francisco e Chicago, dando início ao que hoje é a Parada LGBTI. Nos anos 1970, Londres, Paris e Berlim também organizaram marchas para celebrar a data. Existe um amplo consenso de que 1969 marcou o início do movimento LGBTI+ moderno. Em 1997, houve a
primeira parada LGBTI+ brasileira.

6

Qual evento brasileiro foi considerado o equivalente ao Stonewall de Nova York?

Resposta:

O protesto de mulheres lésbicas no
Ferro’s Bar em 1983 em São Paulo é considerado por muitos estudiosos o “Stonewall brasileiro”. Na época, o grupo se revoltou contra a censura do local, que não permitia a divulgação de uma publicação ativista lésbica, a ChanaComChana. Outro evento comparado a Stonewall foi o protesto
contra a “Operação Limpeza” em 1980, quando a polícia paulistana tinha a praxe de prender LGBTIs pelo crime de vadiagem.

7

Qual o papel do artista Gilbert Baker na mobilização herdada do Stonewall?

Resposta:

Em 1978, Gilbert Baker
criou a bandeira do arco-íris
, que hoje é símbolo do movimento LGBTI+. O artista plástico criou a bandeira a pedido de Harvey Milk, primeiro político abertamente gay dos EUA. A ideia de remeter ao arco-íris surgiu porque Baker queria se referir a um elemento natural, o céu. Além disso, cada cor tinha um significado, como a sexualidade e o espírito humano. O símbolo se popularizou após o assassinato de Milk, em 1978.

8

Em que ano foi revogada a lei discriminatória que vigorava em Nova York na época de Stonewall?

Resposta:

Usada de justificativa para a repressão policial que levou à Revolta de Stonewall, a lei de Nova York que punia pessoas que usassem roupas que não se conformassem com seu sexo biológico caiu
apenas em 2011. Mais tarde ainda, em 2019, a polícia da cidade admitiu que a ação conduzida no Stonewall Inn em 1969
era injustificável. Em 2015, a prefeitura de Nova York tornou o bar um
monumento histórico da cidade.

RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS PARA VER SEU RESULTADO FINAL.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas