Podcast

CPIs: ambientes controlados. E às vezes comprados

Conrado Corsalette

29 de setembro de 2017(atualizado 28/12/2023 às 23h25)

Este é o ‘Politiquês’, o podcast de política do ‘Nexo’. Nesta edição, a história das CPIs no Brasil. E como elas perderam sua eficácia

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Os ingleses inventaram o futebol. E inventaram também as comissões parlamentares de inquérito. Não se sabe ao certo quando. No Brasil, a primeira CPI é de 1826, criada para fiscalizar o Banco do Brasil. De lá para cá foram centenas de investigações. Na história recente, essas comissões viveram seu auge nos anos 1990. O dispositivo parlamentar, no entanto, foi perdendo força e sendo cada vez mais controlado pelo governo da vez. Além disso, a Lava Jato revelou que alguns políticos que as integravam cobravam propina para poupar investigados.

Esse é o tema desta edição do “Politiquês”, em uma conversa com o cientista políticoLeon Victor de Queiroz, da Universidade Federal de Campina Grande. A trilha sonora é da bandaBaianaSystem, e a dica de livro fica por conta da jornalistaCarla Jiménez.


Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)

Materiais de referência

Produzido porMatheus Pimentel

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas